domingo, 30 de janeiro de 2011

Aproveitar Pão


Olá!!

Hoje venho aqui postar duas receitinhas doces para aproveitamento de pão; tenho cá em casa alguns pãezinhos já "velhos" que o marido traz dos "lanches" da noite quando está no turno nocturno e, para não variar, não me apetece deitá-los fora; mas também já tenho muito pão ralado e cá em casa a única pessoa que come açordas sou eu... Por isso andei a pesquisar na net e encontrei estas duas receitas; vou fazer uma delas à tarde, mas ainda não decidi qual!


Bolo de Pão

30 cl de água
300g de açúcar
5 ovos
1 laranja
4 carcaças ou o equivalente em outro pão
Açucar e canela para polvilhar

Num tacho, levar ao lume a água e o açúcar e deixar ferver por 5 minutos; deitar para dentro do tacho o pão cortado em pedaços não muito grandes e mexer sempre durante dois minutos; apagar o lume e reservar. Misturar bem os ovos com a raspa e o sumo da laranja e adicionar ao preparado do pão. Untar um pirex com manteiga, verter nele o preparado, polvilhar com açúcar e canela e levar a forno previamente aquecido a 170ºC por 35 minutos. Quando estiver cozido, cortar em cubos, dispor num prato e deixar arrefecer.


Bolo de Pão Ralado

4 ovos
250g de açúcar
1 cháv. chá de pão ralado
1 c. chá de canela em pó
1 c. chá de fermento em pó


Untar uma forma com margarina e polvilhar com farinha; Bater muito bem as gemas com o açúcar; bater as claras em castelo. Aos poucos, ir adicionando as claras em castelo e o pão ralado misturado com a canela e o fermento ao preparado anterior, mas sem bater. Levar a cozer em forno pré-aquecido a 170ºc por cerca de 25 minutos.


Bjinhos!!

3 comentários:

  1. Olá
    o bolo de pão ralado é muito bom, costumo fazer cá em casa, fica com uma textura espetacular.
    Jokinhas

    ResponderEliminar
  2. Natacha, tens de experimentar este:
    http://terapiadostachos.blogspot.com/2008/05/delcia-de-coco.html
    Fica uma delícia.
    Bjs!

    ResponderEliminar