domingo, 16 de janeiro de 2011

As Minhas Estratégias de Poupança - Tabaco

Olá!!


Tal como já referi anteriormente, um dos meus objectivos para este ano de 2011 é deixar de fumar, não só por questões financeiras, mas também pela minha saúde, que mais tarde ou mais cedo vai começar a ressentir-se valentemente devido ao vício... Mas para tal, preciso de convencer o marido a acompanhar-me nesta jornada, o que não está a ser fácil.

No entretanto, adoptei algumas medidas que parecem estar a resultar, ajudando-me não só a reduzir a quantidade diária de cigarros, mas também a poupar algum dinheiro nesta área; e essas medidas são:

1. Passei a utilizar tabaco de enrolar; é um pouco mais forte do que o que fumava antes, mas:
    a) É mais barato;
    b) Dá mais trabalho, porque tenho de fazer eu os cigarros;
    c) Consigo estar mais tempo sem puxar de outro cigarro.

2. Nunca faço mais de um cigarro; assim, quando me apetece fumar um cigarro, sou obrigada a interromper o que estou a fazer, ir buscar os "apetrechos", fazer o cigarro e voltar a arrumar tudo... só de pensar nisto já dei por mim algumas vezes a pensar que afinal não me apetecia fumar aquele cigarro!!

3. Se sair sozinha ou só com os filhotes, não levo tabaco comigo para a rua (nem dinheiro para o comprar);

4. Em casa, só fumo no escritório ou no quintal; (a próxima etapa é passar a fumar só no quintal)

5. Recorri a um temporizador para intervalar os cigarros - só fumo, no mínimo, de hora a hora, mas chego a fazer intervalos de 2 horas; (assim fujo à tentação anterior de puxar de um cigarro só porque sim);

6. Quando vou a casa de amigos não fumadores, já nem sequer levo tabaco comigo; por norma sempre respeitei quem não fuma, por isso não me custa nada, porque nem me lembro!

7. Estou a tentar desassociar o acto de tomar café e fumar um cigarro logo a seguir - agora faço um intervalo de 15 minutos entre o café e o cigarro; na próxima semana quero aumentar este intervalo para 30 minutos.


É provável que este tema não seja do interesse de todos os meus leitores(as), mas pareceu-me importante fazer este post, pois eventualmente poderá ajudar quem fuma a recorrer a algumas destas estratégias... Não só para poupar dinheiro, mas também para reduzir a quantidade de cigarros diários! (Devo dizer que, a brincar, a brincar, reduzi os meus para cerca de metade, sem me custar nada!)


Bjinhos!!

7 comentários:

  1. Venha com seus filhotes a Lisboa. Eu adoro não só Lisboa mas Portugal inteiro.
    Fico torcendo para que consigas parar de fumar. Já fui fumante, viciada mesmo, quase dois maços por dia. Parei com o cigarro antes que ele parasse comigo. Tossia muito, então decidi que não queria ficar aquelas velhas que tossem desesperadamente,quase a se sufocarem,rsrsrsrsrs.
    Não é fácil, tem que ter muita força de vontade, mas se queres mesmo vais conseguir, pode ter certeza.
    Força!!!!
    Bj e bom domingo
    http://www.noticiasdecascais.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Olá! Eu acho muito bem que fales nisso, porque é verdade que quem é fumador também precisa de dicas sobre como poupar no vício... Não adianta dizer que "ah e tal, só fuma porque quer"... a verdade é que há quem não queira deixar e há quem até queira, mas ainda não conseguiu ter força de vontade, portanto acho que este post é interessante por causa disso... Mas deixa-me já dizer-te que isso dos intervalos entre o café e o cigarro é muito bom... Quando se deixa de fumar, o mais difícil é quebrar as rotinas e deixares de associar o café ao tabaco é um óptimo primeiro passo :) Mas digo-te que a única forma de deixares é mesmo pegares num cigarro e dizeres "este vai ser o último" e, claro, teres um companheiro de luta, porque se o teu marido não deixar é muito mais difícil para ti... Lembrem-se das vantagens imediatas : passam a saborear melhor a comida (isto não é mito, foi uma das primeiras coisas que o meu namorado notou quando deixou e isso animou-o logo :P )

    ResponderEliminar
  3. Agardeço as dicas e tentarei pôr algumas em prática! o Cigarro electrónico é caro mas também funciona (por volta de 50 a 60 euros). Eu sou fumadora descontrolada, fumo sempre que quero e posso porque não posso fumar enquanto trabalho e a seguir são 2 seguidos...é muito mau!
    Visita-me em:
    http://comoaguaparaochocolate.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  4. Eu quando trabalhava de dia e estudava à noite cheguei a fumar maço e meio por NOITE.Até que disse para mim mesma uns anos depois quando tinha acabado de comprar um maço e fumado 2 cigarros: "chega!! a partir de agora acabou!"Deitei o resto do maço no lixo e já lá vão 8 anos.
    Boa sorte!!!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  5. Parabéns! Acho que foi uma óptima decisão e com a força de vontade que demonstras, claro que vais conseguir!

    ResponderEliminar
  6. optima estratégia...muitos parabéns etou a toecer por ti...beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Olá!Sou tmbm fumadora, embora numa escala muito mais reduzida, fumo apenas 1 a 2 cigarros por dia após o jantar e só nas saídas com amigos e sem o meu filhote é k fumo mais.
    Essas regras são preciosas. Aqui começamos quando fiquei grávida:
    .eu deixei completamente(voltei qdo o pintaínho fez 6 meses).
    .ninguém fuma em nenhuma divisão da casa nem no carro.
    .não fumamos perto do pimpolho ou outras crianças.
    Desejo força de vontade e sucesso nessa caminhada.
    Muitos sorrisos!

    http://coisasesorrisos.blogspot.com/

    ResponderEliminar