domingo, 9 de setembro de 2012

Polvo, Pota e Filhos...

Hoje cozinhei pela primeira vez tentáculos de pota. Nunca tinha experimentado e devo dizer que estava algo receosa, porque cá em casa todos adoramos polvo (menos o filhote, que só tinha comido uma vez ainda muito bebé e não tinha noção do que era).

Limitei-me a cozer os tentáculos como se fossem polvo, na panela de pressão, com uma cebola, pouca água e sem sal. Couve-flor cozida para acompanhar e umas batatinhas cozidas.

As apreciações:

A  minha filha perguntou-me por 3 vezes se eu tinha a certeza que não era polvo, portanto gostou e diz que é para repetir.

O maridito não experimentou, porque está a trabalhar... Mas ele torce o nariz a tudo o que seja peixe e, embora o polvo não se enquadre, para ele é "farinha do mesmo saco".

O filhote... Conhecem o ditado que diz "primeiro estranha-se, depois entranha-se"? Pois assim foi. Assim que viu a comida no prato, começou a reclamar que não gostava; a seguir, como se viu em vias de ir dormir sem jantar, lá começou a comer as batatas; quando ficou sem batatas no prato, não teve outro remédio senão atacar as "árvores brancas" (como ele chama a couve-flor), de nariz torcido. Finalmente, só restavam os tentáculos... Haviam de ver as caretas dele! Lá pôs um bocadinho na boca, muito desconfiado e pronto para dizer que não gostava; de repente inclina a cabeça para o lado, saboreia, engole... E outro bocadinho para a boca. E depois sai-se com esta pérola:

"Oh mamã, tens a certeza que é peixe sem espinhas??? Eu gosto muito deste peixe!!!!! Dás-me mais???" (A irmã, para o convencer a experimentar, tinha dito que era peixe, já que ele adora peixinho).

E pronto. Assim ficaram aprovados os ditos tentáculos cá por casa. Para a próxima vou experimentar uma "salada de tentáculos"!


Bjinhos!!

1 comentário: