sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Organizando-me!

Ora que sou só uma, sem fonte de rendimento próprio, com o orçamento que vem do ordenado do maridito a diminuir e os preços de tudo e mais alguma coisa a umentarem cada vez mais. Logo, há que sair do marasmo em que me encontro desde que saí do TA e reorganizar-me.

Redifinir rotinas, estratégias de poupança, planeamento de despesas e por aí fora. Posso ser um zero à esquerda em tudo, mas pelo menos sei fazer contas e listas de tarefas, por isso... Comecemos por aí!

1º passo: Organizar a minha agenda pessoal e da casa (tudo numa, para ser mais fácil) para 2013.
2º passo: Verificar todas as despesas anuais.
3º passo: Definir montantes máximos para cada despesa fixa mensal, um valor a pôr de lado mensalmente para fazer face às despesas anuais e verificar quanto sobra para as restantes despesas variáveis.

Por agora é só; depois volto, com resultados e mais passos; tudo feito devagarinho e com calma, para ver se não dou em maluquinha :).


Bjinhos!!

3 comentários:

  1. Olá Natacha, tudo bem?
    Gostava de te fazer uma pergunta mais intima que, obviamente só responde se quiseres: como psicóloga tens mais facilidade em passar por esta fase menos positiva da tua vida? Desculpa se estou a ser inconveniente.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Caminhante :); respondo sim senhora, se bem que provavelmente a resposta surpreenda muita gente, lol!
      Tenho pensado muito também na questão que colocas e é assim - se por um lado reconheço os sintomas, consigo racionalizar melhor a depressão e tenho conhecimento de uma série de estratégias e métodos para a ultrapassar, por outro, não tenho a capacidade de pôr esses mesmos conhecimentos em prática (um bocadinho a história de "em casa de ferreiro, espeto de pau"...). Ora isto torna-se muito complicado e por vezes ainda me deita mais abaixo, mas por outro lado sou humana.
      Resumindo: o facto de ser psicóloga ajuda-me nas fases mais complicadas, porque consigo aperceber-me delas e sei que tenho de reagir, mas tive de aprender que também tenho direito a ter dias piores e a permitir-me esses dias, para depois ganhar forças para recuperar um pouco; e parece-me que é esta a grande diferença, é aqui que a psicologia ajuda; mas não chega para ultrapassar de vez a situação, entendes?
      Se quiseres falar mais um bocadinho sobre isto, manda-me mail, ok?

      Bjinhos!!

      Eliminar