quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Criar um Plano de Refeições para 30 Dias - III

Passos 5 a 8

5. Preparar o frigorífico e o congelador; antes de irmos às compras, convém limpar e arrumar bem estes dois electrodomésticos, para garantir que temos onde arrumar os ingredientes perecíveis que iremos comprar; é certo que não irão ficar muito tempo no frigorífico, mas convém conseguirmos arruma-los quando chegarmos a casa, certo?

6. Arrumar os ingredientes perecíveis; já se estava a ver, não?? os perecíveis (legumes, fruta, manteigas, ovos, etc arrumamos, mas os enlatados poderão, se não atrapalharem, ficar em cima da bancada. Assim, evitamos perder tempo a arrumá-los depois das compras, apenas para no dia seguinte (aquele em que vamos efectivamente cozinhar) fazermos inúmeras viagens até à dispensa para os irmos buscar enquanto cozinhamos - poupamos tempo e poupamos as nossas pernas!

7. Agrupar as receitas que pretendemos fazer de acordp com o ingrediente principal - frango, carne picada, atum, feijão, etc; é mais fácil preparar todas as receitas de um grupo antes de passar ao grupo seguinte do que cozinhar desorganizadamente, com base em cada receita que nos vai aparecendo à frente.

8. Preparação prévia! Na noite anterior, devemos reunir todos os utensílios de que vamos precisar - tachos, panelas, copos medidores, balança, colheres de pau, etc; também é uma boa ideia dar uma vista de olhos às receitas e "recrutar" ajudantes (marido, filhos, por exemplo) para ajudarem a picar cebolas, alhos, salsa, ralar queijo, etc, ao mesmo tempo que nós cozemos o frnago, refogamos a carne picada, agrupamos os materiais, etc - pode até ser uma ideia bem interessante para um serão em família!

(Fonte: Frozen Assets Lite and Easy; de Deborah Taylor-Hough)

Sem comentários:

Enviar um comentário