sábado, 25 de dezembro de 2010

A ceia de Natal

Até correu bem... Tendo em conta o facto de, tal como acontece todos os anos, se tratar de um fingimento completo!

Ou seja, desde que a minha mãe faleceu, fiquei a viver com a minha avó materna e até aí tudo bem, embora fosse uma época triste, pelo menos a família juntava-se como deve ser, não necessariamente para comemorar o Natal em si, mas a reunião da família; mas depois da minha avó também falecer, há nove anos, os meus Natais tornaram-se uma farsa completa! o meu pai resolveu "chamar a si" a tarefa de organizar a ceia de Natal e reunir a família... dele! O que significa que, como sou parva e não tenho coragem de cortar relações com ele (afinal, os meus filhos até preciam de algumas referências familiares, nomeadamente um avô e um tio, não??), acabo sempre a detestar a ceia de Natal, em que estão presentes o meu pai, a mulher dele, o meu irmão, os pais dela, os irmãos dela, os sobrinhos dela... e eu, os meus filhos e o meu marido, sendo que eu e o meu marido acabamos sempre com a sensação que estamos lá "por favor"... Todos os anos digo que foi a última vez, mas acabo sempre a repetir a asneira, por isso, desta vez, não digo nem prometo nada.

Valeu a expressão no olhar dos meus filhotes a abrirem as suas prendas, que embora poucas (sim, porque daquele lado da família ninguém se lembra que nós existimos, por isso nós levamos algumas prendas para eles abrirem em casa do avô e não ficarem só a ver os outros a abrir prendas), valeram por muitas! o mais pequenito então nem sabia para onde se virar, no meio de tantos "pópós" e animais ( e só lhe levámos duas prendas!!).

Mas pronto, fui, cumpri o meu papel, entreguei as minhas prendas, quem gostou gostou, quem não gostou, paciência. E no fim vim para casa carregada de bacalhau, couves, batatas e grão cozido, porque o meu pai quando cozinha para 11 ou 12, faz comida para 25 ou 30! Então, hoje para o almoço já fiz roupa velha, para o jantar vou fazer soufflé de bacalhau; e ainda sobra para fazer pastéis de bacalhau, arroz de bacalhau, quiche de legumes com bacalhau e provavelmente empadão de bacalhau...

Acho que vou andar um bom tempo a comer bacalhau! (tá bem que posso congelar, mas tenho a sensação que já deito bacalhau pelos olhos!)

Espero que as meninas tenham tido todas um óptimo Natal, com prendinhas úteis e agradáveis e desculpem lá o desabafo...


Bjinhos!!

5 comentários:

  1. Eu também acho que o Natal é uma daquelas coisas um bocado forçadas... Para quê juntar pessoas que raramente vemos e que sinceramente nos dizem muito pouco? Mas enfim, tradição é tradição, e afinal Natal é só uma vez por ano...
    bj
    rita

    ResponderEliminar
  2. Olá, obrigado por seguires o meu blog. ao contrario do teu tive um natal maravilhoso,eramos poucos mas bons.pensa que um dia ainda vais ter um natal espetacular.bj

    ResponderEliminar
  3. natacha, para o ano fazes o natal na tua casa com os teus! e com 2 crianças tenho a certeza que festa e alegria não vão faltar ;)
    um bjnho e animo para 2011!

    ResponderEliminar
  4. é por isso que nós lá em casa já só juntamos quem realmente é importante. e é tão melhor assim... sem confusão e muitos sorrisos veraddeiros na hora de abrir presentes!

    ResponderEliminar
  5. o comentário anterior é meu, não sei o que se passou com o blogger!
    beijinho*

    ResponderEliminar