quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Geleia de Abóbora e Baunilha

Olá!!!

Pelos vistos, ando mesmo numa de aproveitar e reaproveitar tudo o que me aparece à frente! Desta vez foram as cascas de uma abóbora que comprei ontem.

Depois de arranjar a abóbora toda e dividi-la em saquinhos para congelar, dei de caras com as respectivas cascas, prontinhas para irem para o lixo... mais uma vez, não me apetecia deitá-las fora e de repente lembrei-me da geleia de marmelo, que é feita com os caroços dos marmelos... e pensei: "hum, será que dá para fazer geleia a partir das cascas da abóbora???"

Resolvi experimentar... lavei muito bem as cascas, parti-as em pedaços "manobráveis", coloquei-as num tacho grande cheio de água juntamente com um bocadinho de vagem de baunilha e deixei ferver em lume médio cerca de 2h; ao fim desse tempo, coei o líquido, medi-o e fiz a respectiva proporção de açúcar - no meu caso, deu 1,25l de água, a que adicionei 1,200kg de açúcar; coloquei novamente ao lume até fazer ponto de geleia, o que demorou aproximadamente 1h.

Só vos digo que saiu muito bem e o travo a baunilha ficou maravilhoso; e assim as cascas da abóbora, supostamente a caminho do lixo, renderam 4 boiões de geleia, óptima para pôr no pão, em tostas, em bolachas de água e sal, para rechear um bolo...


Bjinhos!!


PS - Esqueci-me da foto... mas daqui a bocadinho já a vou tirar e depois coloco, ok?

3 comentários:

  1. beeeem! isso é que é aproveitar. para a prox vez q arranjar abobora, vou fazer esta geleia!

    ResponderEliminar
  2. Isso é que é aproveitar mulher os meus parabéns por tão boas ideias...beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá Natacha,
    Eu nunca deito as cascas da abóbora fora...
    Lavo muito bem a casca.... e vai tudo para a sopa...
    Bjs
    Teresa C.

    ResponderEliminar