quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Ai as Minhas Costas!!! E a História dos meus Partos

Olá!!



Pois é, hoje estou para aqui aflita das minhas costas - e isto já mais parece um blog de queixumes que outra coisa -, mas escrevo este post porque o assunto tem a ver com o meu filhote... E como provavelmente não estão a perceber nada, passo a explicar:

O meu primeiro parto, o da minha filhota, foi complicadíssimo - teve de ser provocado às 41 semanas e 6 dias; estive mais de 40 horas em trabalho de parto não evolutivo, durante as quais me foram colocados soro indutor, óvulos indutores, foi feita rotura de membranas manual durante o toque e sempre que estava prestes a completar um ciclo de 12 horas não evolutivas (tempo recomendado pelos hospitais/obstetras para avançar para cesariana) pois havia troca de equipa médica e lá ficava eu outras 12 horas à espera... resultado - quando finalmente a coisa avançou eu estava completamente de rastos e sem dormir desde que tinha dado entrada na maternidade, a bebé também, o meu marido doido com os médicos (ao ponto de eu ter que o pôr de lá para fora, antes que ele se atirasse a alguém...) e a história acabou comigo a berrar com o médico que me fez o parto, a dizer que se ele queria que eu fizesse força que fosse sonhando ou então que fizesse ele e a bebé a ter que ser tirada com fórceps às três pancadas porque estava a entrar em sofrimento fetal!

O trauma foi tal que só ao fim de 8 anos tive coragem de pensar em ter outro filho; mas este segundo parto foi exactamente o oposto:

Também foi provocado, mas no dia em que completava as 40 semanas de gestação, porque a médica que me acompanhou durante a gravidez sabia do meu primeiro parto e não quis correr o risco de deixar o bebé crescer demais. Dei entrada no bloco de partos às 9h da manhã, levando comigo uma cópia do regulamento interno do hospital, onde estava escrito com todas as letras que ao fim de 12 horas de trabalho de parto não evolutivo, a equipa era obrigada a avançar para cesariana (mulher prevenida vale por duas e não quis correr o risco...); ía super ansiosa, convencidíssima que a história se ía repetir.

Logo na primeira observação, disse à medica que ía acompanhar o parto que o bebé tinha de nascer naquele dia, e que tinha a cópia do regulamento comigo... haviam de ver a cara dela (não era a minha médica); lá lhe expliquei resumidamente a história toda e ela prometeu que não se ía repetir; pois, realmente não se repetiu... Posso dizer que este segundo parto foi um parto santo!

Para não variar, a dilatação não avançava nem por nada; as horas passavam, as enfermeiras faziam o toque, olhavam para o CTG e nada... às 11h, nada... às 13h, nada... às 15, nada... às 16h45 pedi para verem novamente e nada... a enfermeira comentou que antes da hora de jantar não iria acontecer nada; disse ao meu marido para ir buscar a filhota à escola e pô-la em casa do avô e ele assim fez; saíu do pé de mim às 17h, enquanto eu fiquei a ler uma revista... às 17h20 passa uma enfermeira e diz: "ora, já que estou aqui, deixe lá fazer-lhe o toque, para ver se já lhe podemos dar a epidural"; respondo eu: "por mim tudo bem, mas não há nada de novo... ainda não tive nem uma contracçãozita para amostra!"

Pois... A enfermeira faz-me o toque e só a vejo ir a correr à porta do quarto e berrar: "AQUI! AQUI! ESTÁ A NASCER! AGORAAAAA!!!!" o meu filho nasceu exactamente às 17h27, depois de dois valentes puxões, sem uma única contracção no CTG e de rebentar a bolsa com a cabeça, para cima da enfermeira, que levou um belo de um banho... o único senão foi que naqueles dois puxões devo ter arqueado demasiado as costas e, desde aí, volta e meia fico super aflita das costas, nas zonas lombar e pélvica, de tal forma que quase não consigo andar... e é assim que estou hoje. Já fui a alguns médicos, mas ninguém me sabe dizer o que é que se passa; já tentei fazer pilates para reforçar a musculatura e nada (aliás, nem consigo fazer mais de metade dos exercícios!)... Enfim, parece que vou ter de aguentar e pronto!

E já agora, só para completar a história, imaginem lá a cara do meu marido, que saíu do hospital a achar que eu ía para cesariana depois da hora de jantar e, quando chega, perto das 19h,depara-se com uma série de futuros pais que lá estavam a acompanhar as mulheres a darem-lhe os parabéns e palmadinhas nas costas... nesse momento já eu estava na sala de recobro, com um bebé de olho abertíssimo a tentar perceber o que tinha acontecido e a mamar que nem um doido... Supostamente os maridos não entram na sala de recobro, resultado: acabei eu e o bebé no corredor para ele nos ver, porque ele não acreditava que o filho já tinha nascido... andava a correr atrás das enfermeiras todas porque não sabia de mim!

Mas tenho dois filhotes lindos, que são a minha razão de viver e fazem com que todos os momentos menos bons sejam imediatamente ultrapassados!!!

E só mais uma curiosidade: os meus dois filhos nasceram exactamente à mesma hora (17h27) e no mesmo dia da semana (6ª feira); Será que se resolver ter outro também nasce à mesma hora e no mesmo dia da semana???


Bjinhos!!

(E já agora obrigada a quem teve paciência para ler este post "quilométrico" e que nada tem a ver com os temas que normalmente abordo neste blog!)

2 comentários:

  1. eu li tudinho e com muito gosto ;) realmente a tua 1ª gravidez parece ter sido dificil, mas tudo correu bem ;) acho que fazes bem partilhar estas histórias..são coisas diferentes, mas importantes para ti e por isso faz todo o sentido que sejam partilhadas! o maior beijinho

    p.s- q coincidencia os filhotes terem nascido à mesma hora e no mesmo dia da semana ;)

    ResponderEliminar
  2. experimenta :-)))
    vais á terceira e tiras a teima :-)

    ResponderEliminar