quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

As Minhas Estratégias de Poupança - Combustível


Olá!!

A propósito dos mais recentes aumentos de preço dos combustíveis, resolvi fazer uma listinha ( mais uma!) das medidas que habitualmente uso para poupar este bem que, hoje em dia, quase se pode considerar precioso! E, claro, resolvi partilhar essa mesma listinha com vocês; então, cá vai:


1. Só utilizo o carro quando é absolutamente indispensável;

2. Conduzo devagar, sempre na mudança mais alta possível e a uma velocidade constante;

3. Não transporto peso inútil - até o carrinho de passeio do filhote é retirado da mala sempre que não vai ser necessário; (hum... ao escrever isto, dei por mim a pensar que se calhar também podia começar a deixar o filho em casa ou então ir eu a pé... sempre era menos peso no carro... com o problema que, sem mim o carro não anda e o filhote só tem dois anitos... não dá para não ir comigo! vou ter que arranjar outra estratégia para diminuir o peso que vai dentro do carro - talvez fazer dieta! hihihi)

4. Quando saio de carro, traço a rota mais directa e curta, que inclua todos os locais onde preciso de ir; se alguns deles forem relativamente próximos uns dos outros, estaciono o carro estrategicamente e vou a esses locais a pé;

5. Desligo sempre o carro caso tenha de esperar por alguém;

6. Estaciono sempre no primeiro lugar que encontro - se não ficar à porta do local onde preciso de ir, não morro se andar uns metros a pé e evito andar às voltas nos parques de estacionamento; se possível, tento que o estacionamento seja à sombra;

7. Deixo sempre o depósito chegar à reserva e atesto-o sempre - assim evito deslocações extra ao posto de abastecimento;

8. Atesto o depósito à noite ou de manhã cedo, quando o combustível está mais denso e evapora menos;

9. Abasteço sempre com marcas brancas e aproveito as saídas necessárias para passar na bomba;

10. Não utilizo ar condicionado;

11. Substituí o ar dos pneus por azoto - há menos perdas, logo menor necessidade de verificação do ar e supostamente há também um menor desgaste dos pneus;

12. Tenho sempre as revisões em dia;

13. Evito auto-estradas sempre que possível - em auto-estrada temos tendência a conduzir a uma maior velocidade, o que provoca um maior gasto de combustível; além disso, assim também não pago portagens.

E vocês? que medidas utilizam para poupar combustível?


Bjinhos!!

5 comentários:

  1. eu vou de carro todos os dias para o emprego, tenho transportes mas nao sao à porta e teria de apanhar 3 diferentes, demoraria mais tempo e o dinheiro gasto era quase igual.

    tenho de por 20 euros todas as semanas (vou sempre ao posto no fim-de-semana) e ao pe de mim nao há marcas brancas :( gasto uma pequena fortuna em combustivel, à volta de 100 eur/mês.

    azoto por ar? explica melhor.

    ResponderEliminar
  2. Olá Tostão!

    Sobre a questão do azoto, o meu marido é que descobriu; foi à Norauto e pediu para trocarem o ar dos pneus por azoto; eles fizeram a troca (ficou em €2,00 por pneu), puseram uns pipos verdes em vez dos normais nos pneus (para sinalizar que têm azoto em vez de ar) e o facto é que, desde que o fizémos, já há mais de um ano, nunca mais tivemos que nos preocupar com ver o ar dos pneus (se bem que de vez em quando, no início, ainda fomos lá umas quantas vezes para verificar se estava tudo bem - nunca foi preciso colocar mais azoto...) e o meu marido diz que realmente se nota que os pneus têm um menor desgaste - eu não percebo nada de carros, por isso aqui não posso dar a minha opinião pessoal; mas passa numa Norauto ou noutra oficina perto de ti e informa-te!

    Bjinhos!!

    ResponderEliminar
  3. Boas dicas natacha!
    Ri muito da sua filha preocupada com o signo dela. Criança diz cada uma não é?
    bj
    http://www.noticiasdecascais.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. obrigado pela explicaçao, na proxima revisao ao carro vou falar disso :)

    ResponderEliminar