quinta-feira, 23 de junho de 2011

A minha nova "onda" é...

Pegas de cozinha!

Sim, leram bem - Pegas de cozinha. E passo a explicar porquê:

Como já devem ter percebido, a minha mãe já faleceu; era diabética e faleceu quando eu tinha 12 anos acabados de fazer; assim, quem me criou foi a minha avó materna. Esta avó ficou comigo desde essa altura, mas eu e a minha mãe já morávamos com ela desde os meus 8 anos, devido aos problemas de saúde da minha mãe, que teve todas as complicações possíveis e imagináveis da diabetes.

Ora a minha avó fazia colecção de pegas de cozinha em crochet, sendo que a maior parte delas foram feitas por ela ao longo dos anos, desde que era rapariguita; e sempre disse que a sua colecção de pegas, já que não poderia ficar para a minha mãe, ficaria para mim. Quando a minha avó faleceu, no dia 19 de Junho de 2001, eu fiquei praticamente em estado de choque; já era adulta, já estava casada e a minha filha tinha pouco mais de um ano, mas eu fiquei praticamente sem reacção; e à conta disso, os meus tios (filho e nora da minha avó) levaram com eles tudo e mais alguma coisa que lhes apeteceu - incluindo a colecção de pegas de cozinha. Sinceramente, de tudo o que levaram, esta colecção é a única coisa que me arrependo de os ter deixado levar.

O dia 19 de Junho deste ano marcou o 10º aniversário da morte da minha avó; é sempre um dia muito difícil para mim (aliás todos os dias 19 o são, porque a minha mãe também morreu num dia 19, mas a 19 de Outubro de 1986), mas este ano resolvi encará-lo de outra forma e prestar uma homenagem à minha avó - já que deixei que levassem a sua querida colecção de pegas, decidi começar a minha própria colecção de pegas de cozinha.

Assim, vou abrir um novo tema neste blog - Pegas de cozinha; o objectivo é ir-vos mostrando as pegas que vou fazendo, ao mesmo tempo que presto homenagem à(s) mulher(es) que me educou, acompanhou e amou, que riu com as minhas alegrias, que chorou com as minhas tristezas e desilusões, que sempre esteve presente em todos os momentos, enquanto tal lhe foi possível.



Avó, esta secção é para ti! com muitos beijinhos, amor e saudade, da tua neta.


Bjinhos!!

3 comentários:

  1. Será sem dúvida uma linda homenagem à tua avó.
    um beijinho muito grande

    ResponderEliminar
  2. beijo...tenho modelos diferentes de pegas ..

    ResponderEliminar
  3. Fazes muito bem homenagear a tua avó, e só de ler o teu post fiquei com pele de galinha, a minha avó era minha madrinha e era com ela que eu passava grande parte do meu tempo, infelizmente à 11 anos ela partiu, e foi mesmo no dia 19 de Junho de 2000, por isso me arrepiei, no mesmo dia que a tua apenas um ano antes. Beijinhos

    ResponderEliminar