segunda-feira, 12 de setembro de 2011

E pronto, já estou verde, azul e às bolas...

A minha filha chegou da reunião de apresentação dos alunos na escola; e as novidades são:


- A Directora de Turma/prof. de Música vai faltar o 1º período todo; porquê, ninguém lhes disse; quem substitui, não se sabe, logo se vê;

- Reunião de pais, não há; talvez em Novembro hajam as reuniões intercalares; não se sabe, logo se vê;

- Professor de Ciências, não há; está internado no hospital desde o final do ano passado; não foi substituído por outro, não se sabe quando regressa à escola, não se sabe se vão haver aulas de substituição, logo se vê;

- Fotocópias dos horários, não há; porque ainda podem mudar; eles que copiem à mão (a minha já o fez, felizmente);

- As aulas a sério começam na 4ª feira; ou talvez na 5ª; não se sabe, logo se vê;

- O preço dos almoços não se sabe; a professora que fez a reunião de apresentação aos alunos não almoça na escola, por isso não sabe o preço das refeições (provavelmente, logo se vê);

E mais alguns pormenores que enfim, até dá para deixar passar; mas eu já fiquei verde, azul, as bolas, às risquinhas e sei lá mais o quê; já percebi que, mais uma vez, estou a entregar a minha filha "aos lobos"; e seja o que Deus quiser.

Agora vou ali olhar para os livros dela, para ver bem quais são as matérias e preparar-me para ser eu a ensinar-lhe português, matemática, ciências, história e geografia de portugal, música e inglês segundo os programas do 6º ano de escolaridade; pode ser que escapem EVT e Ed. Física.


Bjinhos!!

13 comentários:

  1. Ui, ainda eu me queixo da escola do meu filho. Aqui a escola começa na quinta, mas não sem antes haver a reunião de pais que será na quarta, os horários assim como todos os outros elementos informativos são entregues aos pais, e não aos alunos.

    ResponderEliminar
  2. Na escola do meu filho, os pais vão logo, à reunião de apresentação......e está tudo já mais ou menos estruturado.
    Mas isso por ai parece não estar fácil, não........haja paciências...........
    bjs

    ResponderEliminar
  3. O que dizer...a educação no seu melhor

    beijos e lambidelas da malta
    pituxasilva

    ResponderEliminar
  4. Desculpa, mas não consigo compreender uma coisa. Perante tudo isso como é que não vais à escola e exiges satisfações e esclarecimentos??? Não era o que todos os pais deveriam fazer? É que é completamente inadmissivel e acho que é por falta de exigência que eles brincam com a educação das crinças.

    ResponderEliminar
  5. Maria João, já fui... e fui barrada na entrada, porque pura e simplesmente não sabem com quem é que eu tenho que falar... porque não sabem quem vai fazer o papel de director de turma; entretanto pedi para falar com alguém do conselho directivo... não havia ninguém disponível... eu disse que esperava até que houvesse alguém disponível... pois não há nenhum elemento do conselho directivo na escola durante o dia de hoje... e o que me disseram a mim disseram também a uma série de outros pais que já lá foram pedir explicações.

    Pelos vistos não tenho outro remédio senão esperar até 4ª feira para pedir esclarecimentos!


    Bjinhos!!

    ResponderEliminar
  6. Até eu fiquei. Medo muito medo.
    Descobri por acaso o blog, gostei e voltarei concerteza

    ResponderEliminar
  7. que belo começo :-(
    aqui as refeições para já mantiveram o preço : 1.46

    ResponderEliminar
  8. Mas que situação Natacha. Com uma educação assim não sei onde irão parar as crianças. Olha, que td se resolva. Pode ser que ainda sejas surpreendida pla positiva.
    Bjinhos.

    ResponderEliminar
  9. Boa tarde. Antes de mais dou-lhe os parabéns pelo seu blog. Visito-o muitas vezes e gosto imenso.
    No entanto, devo dizer que já não é a primeira vez que vejo críticas à escola e parece-me algo injusta. Não sei qual é escola, mas acredito que tenha muitas qualidades e profissionais muito competentes. Mas isso não é comentado.
    Além disso, se a professora vai faltar e se é o 1º período todo não será para ir às compras de certeza absoluta, é assunto que lhe diz respeito e eventualmente à direcção da escola. Era o que faltava ter que justificar aos pais se vou ao médico, se estou grávida ou qualquer outra razão pessoal, repito, pessoal.
    Ai a menina teve teve que passar o horário à mão? E qual é o problema, cansou-se? Não me parece também que essa seja para se dar ao trabalho de escrever no blog.
    Não está muito correta ao dizer que está a entregar a sua filha aos lobos. Muitas das vezes, são os professores que são entregues aos lobos. E sabe porquê? Porque os pais não educam e esperam que nós o façamos. Mas não vou generalizar porque sei que há pais fantásticos.
    Mais uma coisa, acho que não deve ter esse tipo de discurso à frente dos seus filhos. Será uma maneira de eles não olharem para os professores com o respeito que eles lhe merecem.
    Com os melhores cmprimentos,
    Susana

    ResponderEliminar
  10. Eu também sou seguidora assídua deste blog e como a Susana também acho que deveriam ter algum sentido de justiça. Claro que não escondo que sou professora e claro que os professores como qualquer outro ser humano também fica doente e também tem direito à sua privacidade, não é preciso avisar toda uma escola sobre o motivo da sua ausência. Muitos pais gostam de criticar mas nunca pensaram em colocar-se na pele de alguns professores que estão longe de casa, que todos os dias têm de percorrer imensos quilómetros, que nem podem ser bons pais porque aos professores não é permitido faltar para ir à apresentação dos filhos, ou à entrega das avaliações ou outras coisas. Mas os professores muitas vezes têm de ser "pais" dos seus alunos porque os pais verdadeiros só sabem criticar mas não sabem acompanhar os filhos.
    E como diz a Susana, cuidado porque ao criticarem a torto e a direito os professores, estão a minar a sua autoridade e pergunto será que quando os vossos filhos ficam doentes vocês não ficam com eles, quando vocês estão doentes ou são operados ou partem uma perna ou têm uma gravidez de risco, vão trabalhar ou ficam de baixa médica. Todos somos humanos, ainda ninguém descobriu um remédio milagre para os profs, que pena não é!
    Espero que todos reflictam e parem de criticar aqueles que tentam ensinar os vossos filhos e ainda têm de os "aturar" todos numa sala quando muitos de nós nem conseguem aguentar os próprios filhos 15 dias de férias!

    ResponderEliminar
  11. Uma das leitoras do blog queria comentar este post, mas não está a conseguir fazê-lo directamente; assim, enviou-me o seu comentário por email e pediu-me para o transcrever para aqui, o que faço com todo o gosto:

    "Boa tarde, Não a quero julgar de forma alguma os comentários colocados. Mas permitam-me dizer que em democracia as pessoas podem e devem exprimir-se. Notei em alguns comentários alguma precipitação. Convidos-as a reler com Discernimento o que foi escrito.Convido-as também a ver que existem muitos pontos de vista sobre os mais variados assuntos. Tenho a certeza que quando relerem os comentários vão achar também que poderia ter saído diferente. Eu acredito que acção gera acção, reacção gera reacção igual positiva ou negativa, aliás como bem se sabe é Física. Também estou confiante que nos vossos futuros comentários irão colocar neles energia positiva que é o que importa :) Convido-as a verem um estudo de como a influencia positiva ou negativa influi sobre as partículas de água:http://www.youtube.com/watch?v=cNQAsArFBNs


    Um abraço


    Maribel"

    ResponderEliminar
  12. Quando ensinar Português à sua filha, não lhe ensine "hajam" nem "vão haver".

    ResponderEliminar
  13. Gabriela, aconselho-a a consultar, por exemplo, os websites "http://www.conjuga-me.net/verbo-haver" ou "http://www.priberam.pt/dlpo/Conjugar.aspx?pal=haver"; neles verificará que, de acordo com a gramática portuguesa, o termo "hajam" faz parte da conjugação do verbo haver, correspondendo à 3ª pessoa do plural do Presente Conjuntivo do respectivo verbo; quanto à expressão "vão haver", até poderá não ser a mais correcta, mas na língua portuguesa corresponde a "haverão", que por sua vez é a forma correcta da 3ª pessoa do plural do Presente Indicativo do mesmo verbo.

    Se por acaso se estiver a referir à questão do "h" e do novo acordo ortográfico, eu continuarei a escrever como até aqui, uma vez que não concordo com o mesmo; a minha filha escreverá na forma correcta relativamente ao que lhe é exigido.

    ResponderEliminar