terça-feira, 13 de setembro de 2011

Esclarecimento

Olá!!

Hoje venho aqui esclarecer algumas coisas relativamente ao post anterior, pois aparentemente algumas pessoas sentiram-se melindradas com o mesmo. Assim:

1º ponto: o blog é meu, escrevo nele o que eu quiser, sobre o que eu quiser e da forma que eu quiser, com as expressões que me apetecer na altura;

2º ponto: nem tudo o que é aqui dito/escrito é falado com os meus filhos; e quando é, é falado de forma adequada à situação; afinal a minha ideia é educá-los enquanto seres humanos minimamente decentes, educados e respeitadores dos outros, coisa que até ao momento acho que tenho conseguido fazer; pelo menos é esse o retorno que tenho das pessoas com quem eles se dão.

3º ponto: não estou minimamente interessada em saber o motivo que leva os professores a faltarem; mas se a falta está prevista e é prolongada, não me parece correcto que a escola atribua a direcção de turma a esse professor/a; para mim, o director de turma deverá ser alguém que, à partida, estará presente todo o ano (e salvaguardo já que pode perfeitamente ir a consultas médicas, faltar por doença, ter um acidente a meio do ano, etc; são situações que ninguém prevê; aliás, nem eu sei se cá vou estar amanhã. logo, tudo pode acontecer; mas numa situação já prevista, parece-me que a escola deveria evitar esta situação).

4º ponto: Não tenho problemas nenhuns em que a minha filha passe o horário ou seja lá o que for à mão, aliás, ela até já o tinha feito antes da apresentação dos alunos; mas já que não há reunião de pais, deveria estar disponível a informação sobre quem vão ser os professores de cada disciplina, bem como sobre o valor dos almoços no refeitório/cantina e várias outras coisas.

5º ponto: muitos professores podem ser entregues aos lobos; tenho plena consciência disso; mas também sei a filha que tenho e sei que por mais brincalhona que seja, não falta nem nunca faltou ao respeito aos professores; coisa que não foi recíproca no ano passado. Por várias vezes foram os professores a faltar-lhe ao respeito, bem como a mim, ao meu marido e a outros pais com quem me relaciono.

6º ponto: sinceramente, preferia muito mais estar aqui a escrever coisas positivas sobre a escola da minha filha; se fosse sobre a escola onde ela fez o 1º ciclo, só teria coisas boas a dizer, sem dúvida alguma; sobre a escola que ela frequenta actualmente, francamente, não consigo encontrar nada de muito positivo. É óbvio que existem escolas muito piores, professores muito piores, condições muito piores; mas isso não invalida que eu possa colocar no meu blog o que respeita à minha filha e à minha família, certo?


Talvez eu seja demasiado exigente, talvez eu tenha a mania da organização, talvez eu dê demasiada atenção aos pormenores, talvez eu seja demasiado "mãe galinha"... não sei; mas o facto é que me faz muita confusão não saber sequer o nome dos professores que vão lidar diariamente com a minha filha, não saber a quem é que me devo dirigir caso haja algum problema, não saber ao certo em que dia é que começam as aulas, não saber se a minha filha vai ou não ter aulas a duas disciplinas (pelo menos); enquanto eu estive a estudar, sempre houve uma reunião com os pais no início do ano; desde que a minha filha frequenta a escola, também, à excepção deste ano; se calhar, se a dita reunião tivesse tido lugar, as minhas dúvidas estariam esclarecidas e eu não teria a sensação de estar a atirar a minha filha "aos lobos".


E pronto, esclarecimento feito; podem bater à vontade!


Bjinhos!!

6 comentários:

  1. O problem Natacha é os professores melindrarem-se demais. Se temos um profissional da área que lê todos os problemas que escreveste e se sente ofendido isso demosntra o tipo de responsabilidade a que estamos sujeitos.

    Não tem que justificar porque falta?

    ponto 1: são funcionários públicos, pagos pelo erário público, logo com o dinehiro dos MEUS impostos. Já chegamos ao ponto essencial da questão ou precisamos de um desenho?

    ponto 2: faltar uma vez porque motivo seja é aceitável, passar todo um período sem pôr um pé na escola e não haja qualquer solução que seja apontada é irresponsavel, nada profissional e absolutamente reprovável.

    ponto 3: há maus pais, sim senhora, mas se é porque são atentos e pedem respostas estão exagerar se não querem saber são desleixados. Menos Srs professores, menos.

    ResponderEliminar
  2. Acho que de facto tem todo o direito de se defender assim como aqueles que se sentiram atingido com as usas palavras. A sua filha pode (e acredito que seja) uma óptima menina mas acredite que nem todos os alunos são assim e muitos são algo em casa e outra coisa bem diferente numa sala de aula e acredite que sei o que digo porque muitas crianças já passaram pelas minhas aulas. Talvez por isso, quando os meus filhos contam determinadas coisas sobre os profs, eu corte logo a conversa porque temos de ter sempre em conta que todo o ser humano tenta defender-se acusando o outro. Quanto ao motivo por ter sido maltratada por profs não sei, nem imagino mas posso dizer que em todos estes anos que sou prof nunca vi um professor agredir verbalmente ou fisicamente um encarregado de educação mas olhe que já vi muitas vezes o contrário, sendo, inclusive necessário chamar a polícia.
    E quanto a estar preocupada quanto ao facto de não saber quem vão ser os profs da sua filha, relaxe porque todos os professores costumam apresentar-se na primeira aula!
    Como profissional de educação, vou deixar-lhe um conselho: deixe a sua filha ganhar asas e descobrir por ela,chegar a casa e dizer-lhe quem são os profs, como é a escola, como é a cantina, onde tem de ir comprar isto ou aquilo... é assim que eles crescem e se tornam autónomos!

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde mais uma vez...
    É evidente que pode escrever no seu blog o que quiser,nunca esteve isso em causa. Eu só alertei para o facto de muito provavelmente estar a ser injusta relativamente a algumas coisas. Sei que fui rude quando me referi ao horário, e realmente não deveria ter dito daquela maneira. Mas de facto também me incomoda ver uma classe estar sempre a ser posta em causa. Trabalhei em muitas escolas e contactei com professores pouco profissionais (creio que a percentagem de professores maus profissionais deve ser equivalente a todas as outras profissões), mas a MAIORIA, são mais profissionais do que deveriam. Sacrificam muitas vezes a vida pessoal para por exemplo estar à espera dos pais que dizem que trabalham até às 7 e que não podem ir antes à escola e depois não aparecem e não tem a delicadeza de avisar. Ou por exemplo, muitos de nós à noite ainda ficam até às tantas a tirar dúvidas aos alunos no msn e os "nossos" não estão a ter a nossa atenção. Isto são só dois dos inúmeros exemplos e não é um ataque pessoal que francamente não me parece que seja um desses tipos de caso (pais que não comparecem). Mas são dois dos muitos exemplos que quem está sempre a atacar os professores não conhece. É natural que estejam a acontecer algumas falhas na escola da sua filha,devo-lhe dizer que este início do ano é atípico. A mudança no ministério lançou o caos e as escolas estão a deparar-se com muitos problemas a nível da colocação dos professores. Talvez por estarem a resolver esses problemas estejam a falhar algumas coisas importantes. Mas acho sinceramente que deve ter calma. Se não souber o nome dos professores hoje, vai saber muito em breve de certeza, bem como o preço das refeições.
    Espero ser melhor entendida e creio que também me expliquei melhor.
    Atenciosamente,
    Susana

    ResponderEliminar
  4. Olha que agora também já só falta uma pessoa não poder escrever o que quer e sobre o que quer no SEU próprio blog.......

    É que é já a seguir....
    Natacha acho muito bem que reclames e que desabafes aqui no teu cantinho....
    Não é com o meu filho e a mim também me deixou verde....
    Bjs.

    ResponderEliminar
  5. Já algum tempo que tenho vindo a seguir este blog e tenho gostado bastante embora nunca tenha deixado nenhum comentário, mas agora só tenho pena de no bloger não haver um botão "like" como no facebook por se houvesse eu carregava muitas vezes só para este post...

    ResponderEliminar
  6. Mais uma vez era bom esclarecer que os profs são funcionários públicos, pagos pelo estado e que foram daqueles que tiveram um grande corte no salário para cobrir muitos subsídios de pessoas que nem procuram emprego. E caso não saibam quando um professor falta, também lhe descontam no salário e como o professor também tem casa para pagar, filhos para alimentar e vestir, gasóleo para pagar para poder ir dar aulas, não fica em casa só porque lhe apetece. Será que todas as pessoas que fizeram comentários neste blog foram sempre muitíssimo bem atendidas nas diversas repartições deste país, nas operadoras telefónicas, ou nunca tiveram problemas com os serviços de telefone, água, electricidade, telemóveis, net, etc ... tiveram??????!!!!!!!!! Não vejo aqui críticas a estes, mas contem as críticas aos profs e à Escola. Não é um pouco de mais!
    Claro que a Natacha tem direito de desabafar no seu blog, mas nunca "bate" noutras profissões, porque será? Talvez algo mal resolvido, não!

    ResponderEliminar