terça-feira, 18 de outubro de 2011

Novas medidas de poupança cá por casa

Olá!!!




Continuo com pouco tempo para passar por aqui, mas hoje lá consegui visitar os vossos cantinhos (não comentei, não dava para tudo... mas li!) e, já que o assunto do momento é poupar, poupar e poupar, aproveito para partilhar com vocês mais algumas medidas que já estão a ser postas em prática cá por casa:

1. Deixei de lavar a louça na máquina; agora, só a uso em caso de grande emergência (ainda não aconteceu) e exclusivamente no período económico da electricidade. Como faço: o meu lava-louças tem uma cuba grande e outra pequena, que não dá jeito nenhum; por isso, coloco água num alguidar com um pouquinho de detergente e lavo a louça; entretanto coloco água limpa na cuba do lava-louça para a passar e ponho a louça a escorrer; por norma, faço isto duas vezes ao dia - depois do almoço e depois do jantar. Em que poupo? Nas pastilhas para a máquina da louça, no sal para a máquina, no abrilhantador e na electricidade consumida pela máquina de lavar louça; além disso tenho a louça sempre lavada e pronta a utilizar, o que muitas vezes não acontecia porque tinha de esperar para encher a máquina com louça.

2. Adoptei o conceito de "refeições de um tacho só" (eu adoptei-o antes de a Joana publicar este post, mas achei por bem por aqui o link, caso alguma menina queira consultar); além disso, passei a tentar que essas refeições dêem para duas refeições (seguidas ou não), conjugando as receitas básicas com adição de mais legumes e não de carne ou peixe, para não as encarecer.

3. Passei a utilizar tijelas de sopa mais pequenas; cá em casa todos adoramos sopa e, por esse motivo, antes utilizava tijelas que davam para três a quatro conchas de sopa, o que fazia com que tivesse de fazer sopa pelo menos 4 vezes por semana; agora, utilizo tijelas que dão exactamente para duas conchas de sopa, o que é mais que suficiente para cada um (e não comprei as tijelas, já as tinha cá em casa). O que poupo? Poupo nos ingredientes, porque a sopa dura mais tempo; poupo no gás e no trabalho, porque não tenho de fazer sopa com tanta frequência; como faço panelas grandes de sopa, consigo congelar alguma e assim tenho sempre sopa, para dias de maior "aperto" ou dias em que não me apetece cozinhar.

4. Limitei o café de cápsulas às refeições principais; agora, café do "bom" (mesmo que seja com cápsulas caseiras) só mesmo depois do almoço e do jantar; nas restantes alturas em que eu e o maridito queremos tomar café, é de cafeteira mesmo; não é igual, mas dá para o gasto e é muito mais barato. O que poupo? Poupo no café, porque o café para cafeteira sai muito mais barato que o café para qualquer tipo de máquina; poupo na quantidade de cafés, porque assim acabo por tomar menos cafés por dia.

5. De manhã, apenas ligo a TV da cozinha para ouvir as notícias; passei a desligá-la assim que as notícias acabam e até pelo menos às 14h30 não volto a ligá-la; O que poupo? Provavelmente muito pouco em electricidade; mas ganho em tempo, porque as manhãs tornaram-se muito mais produtivas; além disso, o meu filhote é "obrigado" a brincar mais (sózinho ou comigo) e a distrair-se menos com a tv, diversificou bastante o leque de brincadeiras e actividades e isso promove o seu desenvolvimento de uma forma mais saudável.

6. Desenrosquei algumas lâmpadas em alguns candeeiros; eu só tenho lâmpadas economizadoras em casa desde há anos, mas tenho alguns candeeiros que levam duas lâmpadas; nas áreas em que não é necessária muita iluminação, desenrosquei uma delas; O que poupo? Alguma coisita na factura da electricidade (espero eu) e algumas lâmpadas extra caso alguma das que estão a uso se funda.


E por agora é só... Mas espero continuar a ter ideias que me permitam poupar cada vez mais!


Bjinhos!!

9 comentários:

  1. Andamos todas ao mesmo. Há que realmente ver onde podemos cortar.

    ResponderEliminar
  2. Olá,
    é muito bom ler os posts acerca de poupança. É sinal que as meninas dos blogs "da casa e da carteira" estão unidas no combate a estes tempos que se avizinham muito dificeis.
    Também eu, em casa, adoptei progressivamente medidas de controlo. Digo progressivamente para o choque não ser grande e os bons hábitos se instalarem.
    Beijinhos e boa sorte
    Tânia (apequenadonadecasa.blogspot.com)

    ResponderEliminar
  3. cortar cortar cortar,já não sei mais onde!!!

    ResponderEliminar
  4. O mal disto é quando já fazemos tudo isso e mais qualquer coisa e já falta imaginação, e nos perguntamos onde poupar mais

    ResponderEliminar
  5. Olá minha querida mais uma vez parabéns pelo blog e pelas dicas. Eu confesso que isto de poupar faço-o desde sempre mas são sempre bem vindas mais e mais dicas :)

    ResponderEliminar
  6. Bom dia, eu gosto muito das sugestões que vou lendo por aqui. Obrigada! Motivou-me a iniciar o meu próprio blog!... Dê uma olhadela e alguma sugestão, se achar que vale a pena:
    ariana-sobrevivernacrise.blogspot.com
    Cumprimentos,
    Ariana

    ResponderEliminar
  7. só tenho uma observação, quanto a lavar a loiça, na questão da água, por norma é mais económico se esta for lavada na máquina -estando cheia - a àgua que se gasta é bem menos (cada máquina gasta apenas entre 15 a 17 litros, à mão, para ficar em condições, numa familia de quatro pessoas e numa refeição completa é mais dispendioso), depois, se usas pastilhas não precisas de acrescentar sal ou outros produtos, as pastilhas já vêm "completas".

    ResponderEliminar
  8. Olá novamente :)por acaso estava a lembrar me que ás vezes quando se preciso de uma peça de roupa especifica e está molhada temos a tendência de a por na máquina de secar. Eu costumo colocar o ventilador eléctrico na janela com o vidro aberto (apanha mais vento) em horário económico e direcciono o ar à peça de roupa que quero secar rápido. Consome menos que a máquina de secar sem dúvida e ajuda num desenrasque.

    ResponderEliminar
  9. Boas dicas Natacha!
    Um beijinho e bom fim-de-semana :)

    ResponderEliminar