terça-feira, 27 de dezembro de 2011

O Natal da Família

Bem, até esperei mais uns diazitos antes de escrever este post... Para amadurecer as ideias e não vir para aqui dar a impressão de estar a queixar-me; sim, foi uma porcaria, sim, já estava à espera, mas pelo menos estou farta de me rir com o caricato da situação... Trocando por miúdos, assim de uma forma muito rápida e simples:

Consoada de Natal; 11 pessoas, das quais 3 eram crianças - os meus filhos e mais uma pequenita de 6 anos. Uma casa que mais parece um museu, onde não se pode tocar em nada, nem correr, nem fazer barulho; uma mesa onde só cabiam 8 e mesmo assim ninguém podia mexer um dedo.

Um suposto jantar sentado, de convívio, que se transformou em... algo a que nem sei bem dar o nome; porquê? A dona da casa achou que era melhor fazer os pratos na cozinha em vez de trazer as travessas para a mesa, porque "dava muito trabalho" fazer as travessas.

Resultado: todos a comer à vez, comida fria (e sem vinagre para temperar as couves e afins) e às tantas até já havia quem perguntasse se ainda havia bacalhau, porque ainda não tinha jantado... Os miúdos a comerem literalmente pão com queijo, já que nem tinham onde se sentar para comerem decentemente (sim, porque a mesa da cozinha é para estar na cozinha e não se pode trazer para a sala para as crianças terem onde comer).

Do Natal, reconheci o bacalhau com todos (ou só com alguns... faltou o grão e as cenouras); doces de Natal, nem um para amostra; bolo-rei, duro e seco; frutos secos... uns pinhões já meio bolorentos.

A minha filha perguntava-me baixinho, ao ouvido, em tom de gozo e brincadeira: "oh mãe, se isto é a ceia de Natal, onde estão as comidas boas???"; o meu marido, assim que percebeu a confusão dos pratos, tratou foi de se aviar com o pão e o queijinho - fez ele bem; eu comi uma tosta quando cheguei a casa... é que eu fui uma das pessoas que nem cheirou o bacalhau!

Mas pronto, o meu filhote nem se apercebeu da confusão, adorou as suas prendas (compradas por nós, claro), brincou até cair para o lado - sim, que depois de chegarmos a casa ainda ainda haviam mais umas prendinhas para os filhotes abrirem e a brincadeira durou até perto das 2h da manhã!

E no dia 25 então lá fiz uma "consoada atrasada" cá em casa, só para nós, com direito a bacalhau com TODOS, rabanadas e filhoses, que a minha filha já andava a babar-se, coitada... Não tirei fotos a nada porque não tive tempo, mas para a passagem de ano já resolvo esse assunto!


E pronto... Passou-se... para o ano logo se vê se será melhor ou pior!


Bjinhos!!

5 comentários:

  1. Eu acho que é um erro insistir neste tipo de situações, mas para quem está de fora é sempre mais fácil de falar, como é óbvio.

    ResponderEliminar
  2. Realmente, às vezes mais vale mesmo ficar na paz do nosso lar. Não há sítio melhor.
    Se há gente que não é dotada para receber, o melhor mesmo é não o fazer.
    Casa-museu?! Detesto sítios assim. Se há local onde nos devemos sentir à vontade é mesmo a nossa casa.
    Beijinhos e que para o ano seja melhor. Se tiveres dúvidas, fica por casa :)

    ResponderEliminar
  3. Ai querida realmente assim não é fácil....mas resolveste o problema no dia de Natal e tiveram o Vosso Natal e estavam juntos que é o mais importante.

    Ainda bem que os filhotes gostaram das prendinhas....sabe tão bem ver a alegria deles.
    Bjs e um óptimo ano de 2012.

    ResponderEliminar
  4. Mas porque passar o Natal com pessoas que não sao especiais para nós e que não nos tratam bem??

    ResponderEliminar
  5. Situação complicada essa =S
    Espero que para o ano corra tudo melhor... É que em vez de se divertirem e estarem todos juntos a conviver só se chateiam =s

    Beijocas

    ResponderEliminar