quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Bolo Inventado (ou talvez não)

A razão porque não dei uma voltinha com o filhote ontem tem a ver com o facto dele ter ferrado a dormir numa sesta profunda que durou 4h... quando acordou, além de já estar escuro, resolveu que queria "fazer anos" outra vez... ou seja, queria um bolinho com vela para apagar!

E lá fui eu para a cozinha, apesar de ser dia de semana e não me apetecer nada utilizar o forno; o problema: não tinha ovos, mas tinha 5 claras que precisava de usar; não tinha cenouras (ele adora bolo de cenoura), não tinha chocolate (fim do mês...); lá fui ao meu livrinho de receitas e descobri uma receita de bolo de claras vinda do tempo da minha avó.

Mas a receita faz um bolo minúsculo e sem nenhum sabor em especial porque só leva claras, manteiga, açúcar e farinha, por isso tratei de inventar; e fiz assim:

5 claras;
150g de açúcar
150g de farinha
80g de manteiga
1 c. chá de fermento em pó
Sumo e raspa de 1/2 limão
1 pacote de natas

Batí muito bem a manteiga amolecida com o açúcar e adicionei o sumo e a raspa de limão e as natas; em seguida, adicionei a farinha misturada com o fermento.
À parte, bati as claras em castelo com umas pedrinhas de sal, que juntei depois ao preparado anterior.
Forrei uma forma de tarte com papel vegetal, despejei a massa para a forma e levei ao forno a 180ºC por 25 minutos (eu não pré-aqueço o forno; com pré-aquecimento, 20 minutos devem bastar).

E saiu isto:


Pronto, está bem, o bolo não ficou lá muito bonito, mas ficou uma delícia! Fofinho que só visto e com um travo a limão que todos adoraram. Lá pusemos as velas, o filhote lá as apagou e lá se fez a festa outra vez...

E enquanto eu fazia o bolo, o filhote esteve à espera... aproveitou para pintar; foi buscar o seu banquinho à sala, os lápis de cera e os livros de colorir e a cena era esta:




Não sei se estão a ver a expressão dele... mas ele é o primeiro a criticar as suas "obras", a analisar se estão bem pintadinhas ou não...


Bjinhos!!

4 comentários:

  1. SÃO LINDOS O QUE NÓS FAZEMOS POR ELES, BONS BOLINHOS BEIJINHOS

    ResponderEliminar
  2. O que importa é o sabor. O teu menino é tão lindo.

    ResponderEliminar
  3. O bolo até nem tem assim tão mau aspecto!

    Até dá vontade de o comer... =)

    Beijocas

    ResponderEliminar
  4. O que uma mãe faz pelo filhote. Não interessa o aspecto do bolo, ficou bom e o pequenote adorou, isso é que conta. Adorei as "obras de arte". Bjs

    ResponderEliminar