terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Colégio O Casulo

Pronto, agora vai-me dar para a lamechice; e tudo porque acabei de descobrir no Facebook o grupo de antigos alunos do Casulo, o meu primeiro colégio, onde fiz a infantil, a pré-primária e a primária (actual primeiro ciclo); e já estou para aqui lavadinha em lágrimas, a ver fotos, a recordar antigos colegas, professoras, episódios...

Ai que saudades! Do colégio, dos colegas, das professoras, das funcionárias, das brincadeiras no pátio, de ser criança... Mas o facto é que por mais que tente ficar só pelos bons momentos, não consigo dissociar a minha infância dos problemas de saúde da minha mãe, dos internamentos constantes, das férias escolares passadas em hospitais porque me recusava a separar-me dela...

E neste momento já não sei se estou a chorar por alegria, por tristeza, por remorso ou por saudade; vai para aqui uma mistura de sentimentos tão grande, mas tão grande, que nem tenho palavras para a definir.

Sabem o que é que eu gostava? Gostava de poder voltar atrás no tempo; voltar ao tempo em que a minha mãe ainda me podia dar colinhos; ao tempo em que não sabia o que eram problemas ou dificuldades; ao tempo em que, por exemplo, disse à minha mãe que tinha uma mão cheia de moscas (estava dormente), ou em que acordei literalmente a fazer o pino aos pés da cama; ou em que acordava cedinho ao fim de semana e saía da cama pé ante pé, para não acordar a minha mãe e ía para a sala ver o sítio do picapau amarelo quase sem som, para não fazer barulho. Mas pronto. Não pode ser. O caminho é para a frente. E agora é a vez de serem os meus filhos a construir boas recordações, e a minha vez de lhes proporcionar essas mesmas recordações. Como a minha mãe sempre fez comigo enquanto pôde. E depois dela, a minha avó.


Bjinhos!!

2 comentários:

  1. Espero que um abracinho ainda chegue a tempo! A dor da perda de um ente querido é forte demais para ser esquecida.
    Que o dia de hoje seja mais alegre!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Dói mesmo na alma não poder voltar atrás, não é?... Ainda hoje também sofri desses retrocessos no tempo... Mas escrever sobre eles ajuda-nos. A não esquecer. E a viver o presente da melhor maneira possível, com a consciência tranquila de que estamos a fazer o nosso melhor. Coragem, e que muitos momentos felizes ainda venham no futuro,Ariana.

    ResponderEliminar