sexta-feira, 20 de abril de 2012

Desorganização Doméstica II

Ora então, vamos lá ver se consigo começar a reorganizar o funcionamento cá de casa!

Algumas conclusões e decisões:

1. A roupa vai começar a ser lavada durante a semana, em período nocturno;

2. E vai passar a ser engomada ao sábado à tarde, em vez de ser ao domingo, porque ultimamente o mais normal é chegar a essa altura e não ter forças nem para pestanejar. Além disso, preciso de tempo no fim de semana para mim e para a família;

3. De manhã, e antes de começar a trabalhar, vai passar a ser obrigatório arrumar a louça lavada, estender a roupa, fazer as camas e adiantar almoço e jantar, se necessário. Para isto, quero ver se consigo começar a levantar-me nem que seja 15 minutinhos mais cedo (sempre quero ver como, vai ser o maior desafio de todos!);

4. E para tentar começar a levantar-me um pouco mais cedo, vou também deitar-me mais cedo. O normal é ficar a trabalhar até perto da meia-noite, se não for até mais tarde (sim, eu sei, sou doida; mas adoro o que estou a fazer e como há sempre trabalho, nem dou pelo tempo passar. Além disso, faço muitas interrupções durante o dia, por causa do filhote). Mas quero ver se consigo controlar melhor esta situação e começar a desligar o pc por volta das 23h; assim já tenho tempo para fazer mais algumas coisinhas em casa, fazer a minha higiene e estar deitada por volta das 24h (acho eu; mas também acho que este ponto não vai correr lá muito bem!).


E por agora é só. Não quero estabelecer objectivos a mais, senão já sei que me espalho ao comprido. Se estes correrem bem, daqui a uns tempinhos acrescento mais alguns!


Bjinhos!!

5 comentários:

  1. Comecei a fazer exactamente o que decidiste agora há cerca de um ano. Por norma faço máquinas de roupa durante a semana e deixo-a estendida, à noite quando chego apanho-a e passo-a logo a ferro, para estar mais livre nos fins-de-semana, ate porque é quando faço limpezas, 15 minutitos mais cedo não deve chegar para isso tudo. Eu levanto-me uma hora + cedo para isso tudo, entre tomar banho + pequeno almoço + fazer as camas, deixar tudo relativamente arrumado, ir com o cão à rua + deixar a louça lavada, é à justa e eu que trabalho a 10 minutos de casa.

    Mas em suma,são boas decisões e vais ver que te vais sentir com mais tempo livre ao fim de semana e depois torna-se hábito despachar as coisas durante a semana.

    Bjcs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Framboesa!

      Sim, talvez 15 minutos não cheguem, mas não preciso de muito mais, porque é mesmo uma questão de reorganização; como trabalho em casa, vou fazendo estas coisas todas - menos o estender a roupa - ao longo do dia, quando faço uma ou outra pausa no trabalho. Mas entretanto apercebi-me que isso me retira a concentração, porque estou constantemente a pensar no que está para fazer; e por outro lado, as pausas acabam por não ser pausas! Daí o querer despachar tudo antes de começar a trabalhar!


      Bjinhos!!

      Eliminar
  2. implantei isso cá em casa por volta das 22 vou pa cama e saio de lá as 6.45... tiro o pão da maquina,tomo o pequeno almoço sozinha sem confusoes,estendo a roupa passo a vassoura e depoius ainda faço o lanche para a do meio,e vou beber logo cafe,depois de a levar a escola venho e começo logo o almoço e o jantar..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sandra!

      Pois, o deitar cedo para mim vai ser um problema... Acho que desde os meus 16, 17 anos que não sei o que é ir para a caminha antes da meia-noite (um hábito terrível, mas consequência de uma avó doente que tinha de fazer medicação a essa hora e era eu que lha dava). A ideia é mais ou menos essa, deitar mais cedo e levantar por volta das 7h, para poder aproveitar antes do filhote estar a pé também.
      Quando a mais velha estava na primária era mais fácil, porque regulava as tarefas e o trabalho pelo horário dela, mas agora não dá, infelizmente. Vou mesmo ter que impor uma disciplina rígida!


      Bjinhos!!

      Eliminar
  3. Eu também comecei há pouco tempo umas rotinas diárias. E a verdade é que tem corrido lindamente e chego ao fim-de-semana com tudo feito, sendo apenas necessário passar um pó para tirar o pó e aspirar a casa toda! Também me tenho levantado mais cedo, mas até nem me tem custado e são apenas 15 minutinhos mais cedo! O deitar é que é sempre tardio, deito-me sempre depois das duas! Normalmente ando pelos blogs, e depois o trabalho acumula-se!! Mas vais conseguir de certeza!

    Beijinhos

    ResponderEliminar