quarta-feira, 19 de setembro de 2012

De mal a pior

Ok, hoje estou de rastos. Não me apetecia nada escrever um post destes outra vez, mas não sou de ferro e preciso de desabafar. Se não quiserem, pois não leiam, que eu não me importo nada!

O facto é que por mais que eu tente organizar-me, não consigo. Eu bem tento levantar-me mais cedo, estipular horários, definir tarefas concretas, não procrastinar, racionalizar o cansaço, racionalizar o facto de deixar uma série de coisas por fazer, estabelecer prioridades e por aí fora, mas nada resulta.

O trabalho continua a ser mais que muito, eu preciso de abrandar o ritmo e as duas coisas juntas acabam a correr mal; tenho imensas coisas atrasadas, e por mais horas que trabalhe (e olhem que trabalho mesmo, não é estar a achar que trabalho mas fazer outras coisas ao mesmo tempo ou andar a passear na internet; quando estou a trabalhar, estou mesmo a trabalhar e só interrompo se o meu filho me chamar - e às vezes nem assim) ficam sempre coisas importantes para trás, o que faz com que no momento me sinta completamente incompetente, estúpida, burra e, claro, culpada. E isto é quando não saem asneiras atrás de asneiras, porque aí então é melhor nem falar.

E sim, continuo sobrecarregada, a fazer o trabalho de pelo menos 3 pessoas. Não aguento mais, mas também não tenho como resolver a situação, o que faz com que me sinta completamente aprisionada. Já não há amor pelo trabalho que me ajude a andar para a frente nesta área. E não vejom perspectivas de alívio da carga de trabalho nos meses mais próximos.

A casa está de pantanas, porque o tempo que tenho é, obviamente, menos que nenhum - ou estou a trabalhar ou, se não estou, é porque caí para o lado de cansaço, a não ser quando me forço de tal forma que depois acabo a pagar as favas, como há duas semanas atrás; não tenho paciência para os meus filhos, não tenho paciência para ver tv, não pego nas minhas linhas e agulhas há mais de 6 meses, por incrível que pareça. Bolas, já nem para mim tenho paciência.

Encontrei alguma serenidade com a questão do peso e de tentar emagrecer, mas sinceramente, e embora as coisas até estejam a correr bem, quase que tenho a sensação que a mudança na alimentação e o exercício físico são como que um apelo emocional para me obrigar a, pelo menos naqueles horários, sair do pc e fazer qualquer outra coisa que não seja trabalhar.

Para ajudar à festa, anteontem à noite dei um jeito qualquer a pegar no meu filho ao colo e estou outra vez mais do que aflita das minhas costas, que já não me chateavam há algum tempo - logo, não consigo fazer exercício, que no fundo e nos últimos dias, estava a funcionar como o "meu tempo", ou seja, aqueles 30 minutinhos eram meus, para mim, para cuidar de mim.

Acho que vou mas é enfiar-me na cama e mandar a casa, o trabalho, os filhos, o marido, eu própria e tudo o resto para as urtigas; ou melhor, eu própria não, porque já lá estou há muito tempo.

8 comentários:

  1. Como te compreendo! E não tenho filhos... Também gostava de ser mais organizada. Ter mais tempo para fazer coisas de que gosto, dedicar-me mais aos meus hobbies.
    Deixo aqui um blogue que pode servir de ajuda:

    http://busywomanstripycat.blogspot.pt/

    Claro que somos todos diferentes, temos necessidades e ritmos diferentes. O importante é identificar o que fazemos menos bem, depois definir um plano estruturado de acordo com as necessidades e, por último deitar mãos à obra! Se necessário, colocar por trás da porta da cozinha um check list com um horário onde definas o que fazer de acordo com o momento do dia. (Gostei desta ideia e acho que vou explorá-la num post!hehehe)
    Beijinho grande

    ResponderEliminar
  2. O que é isso Natacha, levanta já o rabo da cama e dá um chuto nesse mau astral. Larga o trabalho durante um dia - tem de ser - mentaliza-te que se não estás bem não podes fazer o teu trabalho em condições e mais vale 1 dia para ti e 1 de trabalho bem feito do que 2 dias de sufoco, em que nada fica como queres. Não podes delegar tarefas?
    Caramba, a vida não é só filhos, casa e trabalho... onde é que TU ficas neste embrulho todo?? Tens de pensar em ti e não te podes anular.
    Agora que já te comiseraste e sentiste pena de ti, levanta o rabiosque e começa o dia com uma banhoca tipo spa, um bom p. almoço e uma boa caminhada. Ah, e vai ver as tuas costas... com o tempo têm tendência a piorar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Tens que ter calma ;)Se não fazes hoje alguma coisa, fazes amanhã. Tens tempo que a vida é grande :D

    ResponderEliminar
  4. Olá.
    Sendo uma pessoa altamente emocional, revejo-me nas tuas palavras. Também me sinto assim de vez em quando. Talvez ultimamente um pouco mais pois as pressões externas são maiores para toda a gente.

    No trabalho, as pessoas cada vez são menos para fazer o mesmo (ou mais) trabalho do que há uns anos atrás e isso tanto afecta a produtividade como a motivação das pessoas. Já para não falar do dinheiro que cada vez rende menos.

    Talvez também esteja a afectar o facto de teres alterado os hábitos alimentares ultimamente. Por muito que seja positivo e te sintas bem com isso, há sempre uma fase de habituação do corpo que se ressente especialmente a nível emocional.

    O que costumo fazer é abrandar o ritmo. O mundo não acaba se hoje (ou esta semana) adiares certas tarefas da casa.
    No trabalho, faço a lista de prioridades do que tenho que fazer e vou despachando as coisas mais urgentes primeiro. Mas uma coisa é certa: quando se está no estado de espírito do stress não se consegue fazer nada que nos satisfaça (mesmo que esteja bem feito).

    Take it easy e boa sorte :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Natacha abranda o ritmo senão não te vais aguentar. Pelo que vejo trabalhas em casa e tu é que defines o teu horário, já pensaste que se trabalhasses fora só estarias no escritório 8 horas por dia? Já tentaste fazer um horário igual ao que farias se trabalhasses fora? acho que vale a pena tentares, fechas o teu horário laboral às 17/18 horas e ficas com o resto do dia para ti e para a tua família, vais ver que ficas melhor e não te esqueças que és só uma logo só podes fazer o trabalho de uma pessoa.
    bj

    ResponderEliminar
  6. Todas nós, de uma forma ou outra, temos destas fases. Há uma semana atrás eu dizia "que nem eu me aturo" e por isso sei bem o que isso é.
    Não é fácil conjugar todas essas responsabilidades e ainda arranjar tempo para cuidar de nós, dar miminhos aos filhos, ter paci~encia quando se está exausta... e a lista de solicitações e "exigências" não acaba, e quanto menos conseguimos corresponder, mais nos culpamos e nos irritamos connosco mesmas e isso ainda piora a situação.
    Tem mesmo de se tirar um tempinho para respirar e não querer tudo de uma vez só. Dar conta de duas e as outras duas têm de se contentar com os "serviços mínimos" para não dasabar.
    Tenta coordenar e colocar no papel o que tem mesmo de ser feito já e o resto tem de ir entrando gradualmente no teu horário.
    beijoquinhas e força

    ResponderEliminar
  7. olá natacha!

    venho sempre aqui, mas acho que é a primeira vez que comento. e faço-o para dar uma força e dizer que não desista. eu sei que há dias que é o que apetece...
    quanto à organização acho que neste momento estou a sofrer do mesmo mal lol mas já cheguei à conclusão que o melhor é parar para pensar e simplificar tudo ao máximo e nunca desistir.
    no meu caso o problema está no excesso de criatividade lol

    Beijinhos e força

    ResponderEliminar
  8. Ninguém é super mulher. Há que reconhecer limites, abrandar se preciso, focar no que realmente interessa! ;)

    ResponderEliminar