sexta-feira, 23 de novembro de 2012

O resto da minha vida

Costuma-se dizer que tristezas não pagam dívidas, e é verdade. Vale-me o facto de não ter dívidas para pagar, senão estava tramada, tal é o meu estado de tristeza; de tal forma, que estou assustada comigo própria. Mas não escrevo isto para ter comentários de apoio nem nada do género. É só para desabafar, porque se não for aqui, fica cá dentro para sempre, já que não tenho com quem desabafar.

Analisando bem a minha situação e o meu percurso profissional, não tenho grandes esperanças de vir a encontrar um emprego nos tempos mais próximos, a não ser que seja eu própria a criá-lo. Tenho 38 anos, dois filhos, um deles ainda pequenino e experiência profissional apenas na área da psicologia, que está pela hora da morte em termos de mercado de emprego; já estava antes, com a crise então virou o descalabro total. Além disso estou oficialmente "parada" há ano e meio.

A única hipótese que teria seria mesmo ir trabalhar para um café, supermercado ou algo semelhante e não tenho quaisquer problemas em fazê-lo, mas por outro lado, e pelo menos até setembro do ano que vem tenho o meu filho comigo. Na minha área de residência há pouquíssimos jardins de infância, ele não entrou este ano para o público porque não era prioritário e, como já disse várias vezes, ir trabalhar para pagar um infantário/jardim de infância privado, não; nesse caso, prefiro ficar em casa com ele.

Por isso, resta-me encontrar qualquer tipo de rendimento vindo de algo que possa fazer em casa. Infelizmente não sou muito prendada na cozinha, por isso fazer salgadinhos e comida para fora não é uma hipótese viável. Logo, resta-me o crochet.

Preciso séria e urgentemente de transformar a minha capacidade de fazer crochet em algo minimamente rentável, nem que seja para poder ir tomar um café à rua de vez em quando, senão acho que vou enlouquecer.

Sei que nada disto vos interessa, que sou uma chata, que estou sempre a queixar-me; mas faço um último pedido - preciso de ideias, sugestões, etc para divulgar o blog de crochet e a respectiva página de Facebook; e quaisquer encomendas serão muito bem vindas.

E termino com um grande beijinho de agradecimento à Sandra Santos e à Cris, que me têm acompanhado e apoiado no Facebook desde o primeiro dia deste projecto. Muito, muito obrigada a ambas.

8 comentários:

  1. Oh querida! Desabafa que quiseres e os comentários de apoio da minha parte vais sempre tê-los quer queiras quer não :)Tenho acompanhado o teu blog há já algum tempo e sei que és uma boa pessoa, sempre a ajudar as causas e a lutar. Relativamente a ideias, não sei se alguma resultará, mas já pensaste em ir a algumas lojas de roupa e colocares algum artigo à consignação? As tuas peças são lindas e óptimos complementos, ajudariam a loja e a ti. A pessoa da loja se vendesse ganharia a comissão.E dar workshops? Publicitar pelo facebook, ou até falar com alguma loja de material para artesanato, quem sabe. Como digo, são só ideias, mas pode ser que resultem. Beijinhos e força, no que puder ajudar já sabes que estou à disposição

    ResponderEliminar
  2. natacha, fiz login de proposito para comentar este teu post...dizes que não a trabalhares fora de casa e por o teu menino num infantario porque? não sei qto custa um infantario nas tuas bandas (privado), mas imagina que será por volta dos 200 eur e que arranjas trabalho por 500 eur? fazia bem ao teu filhote estar na escola com outros meninos, bem a ti, irias sair de casa, estar com "adultos" e a sentires-te útil e por ultimo, entraria algum dinheiro em casa! a vida de mae-trabalhadora fora de casa, não é fácil, mas se pensares é a vida comum a quase todas as mulheres! hoje em dia só um ordenado é mto complicado para gerir uma casa. Desculpa, a opinião que emito apenas pelo que aqui contas (como é obvio não estou a par da situação), mas secalhar trabalhares fora de casa é uma opção a pensar, mesmo que não seja na tua área (mas hoje em dia há alguem que trabalhe na sua área de formação??)! sonda os preços das escolas da tua zona, pelo menos ficas com uma ideia. bjnhos e animo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tostão, há quanto tempo!!! Espero que esteja tudo bem contigo e com as tuas meninas :).
      Obrigada pela sugestão, mas já fiz essa sondagem, aliás, costumo fazê-la periodicamente; infelizmente na minha zona a oferta é mesmo muito escassa, de tal forma que os poucos infantários/jardins de infância privados que existem rondam os 400€ de mensalidade e são extremamente restritivos em termos de horários de frequência (e mesmo assim estão lotados, tal como os públicos e comparticipados). A maior parte dos pais que habitam perto de mim, como trabalham em lisboa, optam por colocar os filhos em infantários lá, porque acabam por ser mais baratos! Só me falta explorar melhor a possibilidade de uma ama, mas ainda não consegui ter referências aceitáveis de nenhuma por aqui...

      Eliminar
    2. não tinha ideia que na tua zona os preços eram tão altos, onde resido(zona de sintra) andam entre os 200 a 300 euros (estes mais caros de colegios xpto com alimentacao incluida). os colegios em lisboa são carissimos...mais do que 400 euros...a nao ser que sejam ipss.
      quanto a ama, pela idade do teu filho o ideal era mesmo a escolinha, mas sim, uma ama (de confiança) é sempre mais barato, sem duvida.

      assim realmente fica dificil, teres de pagar uma mensalidade tão alta...e ja viste valores levando a alimentação de casa ou ate a meio-tempo?

      força e animo natacha!como dizes, tristezas nao pagam dívidas!

      ps - as minhas crias (menino + menina)estão boas, obrg por perguntares!

      Eliminar
  3. Como eu a entendo... força, coragem e nunca se desiste! O melhor para o blog e para a pagina do face é sem duvida partilhar e partilhar e partilhar e pedir para partilhar. Já lá fui dar o meu empurrão ;)
    Bjinhos e boa sorte porque tem trabalhos espetaculares!
    Helena

    ResponderEliminar
  4. Estou como tu. Ainda há pouco pensava que (tendo jeito para os salgadinhos) tenho de publicitar mais (independentemente das consequências por falta de tempo). Também temo o próximo ano que antevejo (como uma larga percentagem) muito negro.

    ResponderEliminar
  5. Recebi ainda um outro comentário, da Teresa Afonso (http://roupinhasdabebeca.blogspot.pt/), que muito agradeço e que me deixou deveras comovida. Não o publico por respeito à privacidade da Teresa, uma vez que o mesmo contém algumas informações pessoais que não me parece correcto divulgar. Assim, deixo aqui o meu muito obrigada à Teresa pelas suas palavras e quem sabe se um dia destes não vamos então tomar um cafézinho!

    ResponderEliminar
  6. Beijo natacha, estou sempre do outro lado quando precisares apita... já sabes..

    ResponderEliminar