terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Arroz de Tentáculos de Pota

A pedido da Quarto Crescente, cá vai a receitinha do arroz de tentáculos de pota que fiz ontem :)!

Eu compro os tentáculos de pota no Continente ou no Modelo, na secção de peixe congelado da zona da peixaria; e só compro quando estão com desconto de 50%, para ficar mais em conta. Acredito que também haja noutros hiper e supermercados, mas como são estes os dois que frequento com maior assiduidade e que fazem este desconto, é lá que compro. Agora, a receita:

1 emb de tentáculos de pota
1,5 chávenas de arroz
4,5 chávenas de água
2 cebolas
2 folhas de louro
1 lata pequena de tomate pelado
4 dentes de alho
2 c. sopa de azeite
sal
pimenta
salsa ou coentros

Cozer os tentáculos, ainda congelados, na panela de pressão durante 20 a 25 minutos, juntamente com uma cebola descascada, uma folha de louro e meio copo de água (não colocar sal).

Num tacho largo, colocar a outra cebola picada, os dentes de alho picados ou em lâminas, o tomate pelado partido em pedaços e o respectivo líquido da lata, a outra folha de louro, as duas colheres de azeite e deixar refogar durante 7 a 8 minutos, mexendo de vez em quando.

Entretanto, escorrer os tentáculos de pota, reservando o líquido que estiver na panela de pressão, e cortá-los em rodelas. Colocar o líquido numa chávena e completar com água, até perfazer o triplo do volume do arroz (no meu caso, 4,5 chávenas de líquido + água para 1,5 chávenas de arroz), juntar ao refogado e deixar ferver. Quando ferver, juntar a pota em rodelas e o arroz, mexer e deixar levantar fervura; nesse momento, mexer novamente e deixar cozer o arroz cerca de 12 minutos em lume brando.

Temperar de sal e pimenta, juntar a salsa ou os coentros picados, apagar o lume, tapar e deixar descansar alguns minutos antes de servir.


Bjinhos!!

4 comentários:

  1. Gostei! Também tenho tentáculos de pota por consumir.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Pode ser que ganhe coragem e volte a experimentar, já tentei duas vezes e ficaram muito rijos!

    Beijos/ A Mãe

    ResponderEliminar
  3. Obrigada. Vou experimentar com certeza:) QC

    ResponderEliminar