sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Respirando fundo...

Quero, em primeiro lugar, agradecer do fundo do coração a todas as meninas que comentaram o post anterior, bem como às que me enviaram emails de apoio e coragem; não vou neste momento responder individualmente a cada uma (não tenho capacidade para isso, sob pena de me "desmanchar" toda outra vez), mas garanto que li tudo, muitas vezes, ao longo do dia de ontem. Uma nota especial à Teardrop - publiquei o teu comentário sim senhora, não tinha qualquer motivo para não o fazer! Temos que combinar um cafézinho... Quando e se quiseres e puderes, diz qualquer coisa, ok?

E depois de ler e reler várias vezes todos os emails e comentários, respirei fundo, muito fundo, umas quantas vezes; porque, entre muitas outras coisas que foram ditas/escritas, a Especialmente Gaspas referiu que o que mais tinha gostado de ler foi o facto de eu ter consciência do que está mal e que o que me falta são as forças para dar a volta a isto sozinha.

Sim, estou deprimida, e sim, em casa de ferreiro espeto de pau, como também foi mencionado... Mas se eu sempre consegui ajudar dezenas e dezenas de pessoas a saírem de quadros de depressão, então eu tenho as ferramentas para me ajudar a mim própria; talvez não com tanta eficácia, mas pelo menos o suficiente para tentar. E olhei para mim a partir de fora, ou seja, enquanto a "psicóloga" a lidar com a "paciente". Perguntei-me o que faria nessa situação com uma outra paciente nas mesmas circunstâncias e com o mesmo quadro (verdadeira psicologia selvagem... Não tentem isto em casa, por favor!!!).

E tomei decisões e estabeleci objectivos - minimizar o stresse e a ansiedade, encontrar um verdadeiro projecto que me apetecesse fazer para ocupar o tempo, pôr verdadeiramente de lado quem, por um ou outro motivo, me desilude/desiludiu e viver um dia de cada vez.

A seguir, pensei em algumas das coisas que me estavam a provocar ansiedade; uma delas era o projecto do crochet; pois tratei de eliminar esse stresse, apagando o blog e a página de Facebook; o crochet sempre foi um prazer para mim e é assim que tem de continuar; se daí vier algum proveito, que venha, mas sem quaisquer obrigações. Quero fazer as coisas que gosto, sem ter que estar preocupada se estão prontas a tempo de serem postadas, se vão ser vendidas ou não, e por aí fora; vou continuar a pôr por aqui o que for fazendo e nesta fase é mais do que suficiente.

A seguir, procurei um projecto de crochet que realmente me enchesse as medidas mas ao mesmo tempo fosse extremamente fácil, para não correr o risco de me irritar com contagens de pontos, erros e por aí fora; e encontrei este - perfeito para os próximos tempos! A pessoa que referi no outro post foi eliminada dos meus contactos - email, facebook, telemóvel e por aí fora; que viva a vida dela; não preciso de pedinchar amizades; finalmente cheguei à conclusão que prefiro não ter amigos, do que ter "amigos" que na realidade não o são.

Finalmente, tratei de comprar comprimidos e chá de valeriana; é um produto natural, com propriedades calmantes, que sempre recomendei aos meus pacientes e sempre deu bons resultados neles.

Agora, é continuar a respirar fundo, bem fundo; e não me esquecer de mim e dos meus objectivos, actuais ou futuros.

Daqui a bocadinho volto, para falar sobre o meu dia de hoje, que até parece estar a correr bem. Mais uma vez, muito, muito, muito obrigada a todas as meninas que me estão a acompanhar nesta fase "menos boa".

6 comentários:

  1. Assim é que se fala, toca a levantar a cabeça e pensamentos positivos.Dias melhores virão.Beijinhos amiga, e tudo de bom:)




    ResponderEliminar
  2. Tens "amigas" aqui! Que embora sejam só tuas leitoras, preocupam-se e ficam de coração apertadinho quando não estás bem!! Inda bem que te consultas-te com "essa" psicóloga tão boa:)))) Um bjinho e força, mta força!

    ResponderEliminar
  3. Isso é que são boas noticias!!! Fico contente que te tenhas visto de fora. Realmente essa psicologa deve ser top! LOL

    ResponderEliminar
  4. Fico feliz por ter tomados essas decisões! Assim é que é!
    bjs e boa continuação

    ResponderEliminar
  5. Natacha,
    Temos mesmo que combinar encontrar-nos! Fico mais descansada com o que estou a ler... Tens mesmo que ter força para recuperar! E sim, desde o dia em que te conheci pessoalmente e com toda a ajuda que sempre me deste eu sei que és uma grande mulher e vais conseguir dar a volta por cima!
    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  6. Ola. Só agora vim aqui... efiquei preocupada.. todas nós já passamos por fases ,menos boas, mais deprimidas... mas não podemos deitar a toalha ao chão... as amigas não saõ muitas, ou não são como tu querias.. paciencia.. tens os teus filhos e o teu marido e isso é o mais importante. Anima-te com eles e bjito grande. Nós continuamos por aqui.

    ResponderEliminar