quarta-feira, 6 de março de 2013

A propósito das crianças e da leitura

A propósito deste post da Manuela, lembrei-me de um episódio que ainda não contei aqui e que espelha bem o quão raro é as crianças de hoje em dias lerem livros e ainda mais raro se torna o "fenómeno" quando esses livros não são de meras aventuras:

Aqui há umas semanas a prof. de português da minha filha informou a turma que iriam ter de ler um livro e apresentá-lo em sala de aula; passou-lhe uma lista de livros recomendados, mas ao mesmo tempo disse que eles podiam ler um livro qualquer, desde que lhe dissessem com antecedência qual era.

Ora a minha filha tem moooontes de livros em casa e desde há mais de um ano para cá que lê sempre um bocadinho à noite, antes de adormecer, logo, não teria dificuldade nenhuma em falar sobre qualquer um dos livros que já leu, certo? Pois.

Andou, andou, andou, até que me disse que não lhe apetecia falar sobre nenhum dos livros que tinha lido, porque eram todos de aventuras e não queria ir falar do mesmo que os colegas, e se eu podia ir com ela a uma livraria ver o que é que havia e orientá-la.

E eu fui; vê daqui, vê dali, lê sinopse aqui, lê sinopse ali, até que ela me pergunta directamente o que é que eu escolheria no lugar dela.

E eu disse-lhe que, sendo mãe dela e sabendo minimamente os temas que no futuro ela terá de abordar na escola, seria interessante ler qualquer coisa de algum dos escritores clássicos portugueses, mas adaptado ao nível de escolaridade dela. Pois sabem o que é que ela escolheu? Isto:
Andou entre este e a Odisseia de Homero (deu há pouco tempo a mitologia grega e ficou encantada), mas acabou por escolher este. Como o livro não estava na lista de livros recomendados apresentada pela professora, ela teve que levar o dito para a professora ver; diz ela que a professora até arregalou os olhos, quando viu o que é que a miúda ía ler e apresentar.

No dia em que levou o livro para a escola para mostrar à professora, foi literalmente (e em grande força) gozada pelos colegas; porque ía perder tempo a ler, porque o Camões já estava morto, porque o livro não era uma história gira, porque aquilo não interessava para nada... E por aí fora.

Mas ela coitadinha engoliu em seco, virou costas e não desarmou (eu, em contrapartida, lavei-me em lágrimas - longe dela, claro - ao perceber a crueldade dos colegas, a forma como ela foi quase posta de lado pela turma por uma escolha que, no meu entender, deveria ser perfeitamente natural e até mesmo lógica). Foram precisas quase duas semanas até os colegas voltarem a relacionar-se com ela como deve ser.

A apresentação é amanhã; e a filhota leu o livro, adorou-o, já sabe quem é o Luís Vaz de Camões, e o Velho do Restelo, e o Gigante Adamastor, e que o Cabo das Tormentas passou a Cabo da Boa Esperança, entre muitas outras coisas. Está preparada para a apresentação e com muito mais bagagem que os colegas para quando der os Lusíadas na escola. Mas também está preparada para aguentar mais uma semana (até às férias...) de gozos e ofensas, desta vez com resposta mais que pronta para, educada e civilizadamente, colocar os colegas no seu devido lugar e de boca aberta a apanhar moscas do ar.

Tudo isto para dizer que valeram a pena todas as zangas, todos os castigos, todas as chateações sobre leitura e livros e não aos computadores e gadgets que tive com ela durante uma série de anos. Por isso, se têm filhos pequenos, insistam para que eles leiam; mas insistam mesmo; mas tarde ou mais cedo, vai valer a pena. E eles vão ganhar bagagem não só na leitura, mas também para se defenderem de quem não lê e acha que a leitura é "uma seca".


Bjinhos!!

7 comentários:

  1. A tua filha é um ORGULHO!! :D

    Parabéns :D

    ResponderEliminar
  2. Olá Natacha, leio o teu blog há imenso tempo, mas nem sei se alguma coisa comentei...peço desde já desculpa.Gosto muito do que escreves.
    Hoje não podia deixar de comentar...
    O meu filho foi vítima de bullying por ser muito bom aluno e por adorar ler (e por não gostar de desporto). As horas do almoço eram passadas na biblioteca a ler e agora no 10º ano continua a fazer isso, acaba de almoçar e vai para a biblioteca com 1 ou 2 colegas que também gostam de ler. Em casa também lê bastante, até porque tem que apresentar 1 livro por período, tal como a tua filha. Nas férias de verão é de mais...
    Tem imensos livros e é muito agarrado a eles...ao contrário de mim que quando os acabo de ler os troco por outros no fb :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Acho que foi uma boa escolha, olha que até eu fiquei com vontade de ler para perceber melhor o que "ficou pra trás" no tempo da escola :)

    Beijos/ A Mãe

    ResponderEliminar
  4. Querida natacha

    Sempre atenta.
    Obrigada pelo teu post e parabéns pela filha que tens e que tão bem tens educado. Felizmente que ainda há filhos que gostam de ler e que ouvem as mães (e os pais...).
    Mas sabes, como eu disse, vai muito do exemplo dos próprios pais. Se estes não leem nem incitam à leitura, dificilmente eles o fazem, sobretudo hoje, em que os computadores são tão fáceis de manusear como um livro. Até nos transportes públicos, onde dantes se viam as pessoas a ler, há pessoas com os tablets e com os portáteis.
    Eu prefiro a leitura, de longe. Talvez porque o meu trabalho me obriga a usar o computador todo o dia. Dependemos destas máquinas e, se falham, é uma chatice..
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Uma valente a sua filhota...e quem ficou a ganhar foi ela com a escolha!
    Da experiência que tive numa fase da minha vida como professora, e agora como mãe de dois filhos com muitos coleguinhas, penso que a coragem acaba por ser reconhecida e até valoriza quem se atreve à diferença...desde que não se vá abaixo ao primeiro embate...e ela não foi!
    A leitura é fundamental, em todas as idades e no meu caso prefiro como a Manuela do Bem Viver o livro, a qualquer outro suporte!
    Bjs

    Maria

    ResponderEliminar
  6. Parabéns à tua menina, pelas escolhas e pelas atitudes. E parabéns a ti, que enquanto mãe não desistes de educar os teus filhos como deve de ser (o mal dos outros talvez seja a falha disso).

    ResponderEliminar
  7. Natacha...aplaudo de pé. Esta é a minha área (a minha função é mesmo transformar e criar leitores) e...só posso aplaudir e parabenizar-te!

    Beijinho

    ResponderEliminar