sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Barrinhas de Cereais Caseiras

Outro dia, a navegar pela internet, encontrei esta receita no blog As Minhas Receitas e, como cá em casa todos gostamos de barrinhas de cereais (excepto o mais pequenito, que com apenas 22 meses ainda não tem o prazer de comer destas coisas), resolvi experimentar, com algumas adaptações:

Ingredientes:
1 lata de leite condensado (usei marca Continente)
250g flocos de aveia (usei 125g flocos de aveis + 125g flocos de trigo)
50g de côco ralado
100g de passas
50g de amêndoas laminadas
100g de nozes (substitui por amendoins)
100g de sementes variadas - sésamo, linhaça, girassol, papoila, etc. (usei só semntes de sésamo)

Preparação:
Aquecer o forno a 130º e untar uma forma quadrada. Misturar bem todos os ingredientes menos o leite condensado. Despejar o leite para dentro de uma panela grande e aquecer, sem deixar ferver para não queimar. Assim que o leite condensado estiver quente, adicionar os restantes ingredientes, mexendo muito bem com uma espátula de borracha ou silicone. Espalhar a mistura na forma e calcar muito bem com a espátula, para uniformizar toda a superfície.
Levar ao forno por cerca de 1h, retirar e deixar arrefecer por 15 minutos; cortar em tiras de maneira a formar as barrinhas. Deixar arrefecer completamente e guardar numa lata ou embrulhar em papel de alumínio para ficarem logo prontas a levar.

Resultado: Fantástico! a filha e o marido adoraram, de tal maneira que durante esta última semana o lanche para a escola incluiu sempre uma barrinha; o sucesso foi tal, que a minha filha chegou a levar algumas para alguns colegas, que lhe tinham perguntado se a mãe dela não lhes oferecia uma barrinha para eles comerem!

Esta é certamente uma receita a repetir, muito provavelmente com alguma frequência; aliás, já está planeado fazer mais barrinhas este fim de semana; desta vez vou retirar as amêndoas e compensar a quantidade nos amendoins; e em vez de sementes de sésamo, vou pôr sementes de linhaça. e também já pensei que, numa próxima vez, será interessante acrescentar uma ou duas colherzitas de sopa de chocolate em pó ao leite condensado, para dar uma corzinha diferente e mais algum sabor.

Fica aqui o registo!

2 comentários:

  1. ola natacha! grande ideia esta das barritas, e em termos de € compensa?

    ps - era giro pores umas fotos para vermos como fica ;)

    ResponderEliminar
  2. Olá!

    As barritas, além de serem simples de fazer, ficam bastante saborosas e rendem bastante! a última "fornada", neste domingo, rendeu 18 barritas, maiores que as de compra; vou tentar lembrar-me de tirar uma foto quando voltar a fazer (provavelmente no fim de semana), pois como ainda sou novata nestas andanças do blog, nem me passou pela cabeça tirar foto... Mas também acho uma boa ideia!

    ResponderEliminar