sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Creme de Chocolate para Barrar o Pão

Uma vez que praticamente todas as crianças adoram os cremes de chocolate para barrar o pão e estes, além de estarem cheios de gordura e de conservantes, não são especialmente baratinhos, resolvi pesquisar na net se existiria alguma forma de fazer estes preparados em casa. É claro que encontrei dezenas, senão centenas de receitas, mas quase todas elas à base de avelãs; ora, cá em casa as avelãs não são muito comuns, e o seu preço também não é dos mais "simpáticos". Vai daí, resolvi ir para a cozinha e inventar:

Ingredientes:
200g de amendoins (descascados, sem sal, sem mel, etc.)
1 c. sopa (mal cheia) de azeite
1 c. sopa (mal cheia) de manteiga ou margarina
3 a 4 c. sopa de chocolate em pó
60g de açúcar
Leite q.b.

Preparação:
Triturar muito bem os amendoins, quase até ficarem como uma farinha; derreter a manteiga; misturar muito bem todos os ingredientes menos o leite; adicionar o leite aos poucos, mexendo sempre, até que o preparado fique com uma textura cremosa. Guardar num boião de vidro bem fechado, no frigorífico.

Este creme, além de ficar muito bem no pão, pode também ser utilizado para rechear e/ou cobrir bolos e, como é extremamente rápido de fazer (desde que os amendoins já estejam descascados) é também uma boa opção para um lanche ou uma sobremesa rápida, bastando para tal juntar um pouco mais de leite para que fique mais cremoso (e algumas bolachas maria raladas, por exemplo) e colocar em pequenas taças de servir, levando ao frigorífico por alguns minutos antes de servir.

3 comentários:

  1. Boa dica! É sempre bom conhecer estas receitas.

    ResponderEliminar
  2. li bem, nao vai ao lume nem nada? bem isto é excelente! e o azeite, não se nota o sabor?
    é uma receita que irei certamente experimentar, ando com desejos de nutela mas como este mês nao comprei...obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar
  3. Olá!!

    Sim, é verdade, não vai ao lume nem nada! fica muito bom, cá em casa as quantidades referidas na receita duraram 3 dias... toda a gente se atirou ao creme - no pão, nas bolachas, e até "apanhei" a minha filha a ir ao frasco de colher em punho! O azeite não se nota, porque os amendoins acabam por dar um sabor mais forte ao creme, que fica a saber mesmo a amendoins e chocolate.
    Vou tentar tirar uma foto da próxima vez que fizer, para postar no blog!

    ResponderEliminar