quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Criar um Plano de Refeições para 30 Dias - IV

Passos 9 a 12

9. Cuidar de nós; sim, porque se nos formos abaixo a meio da sessão culinária, a coisa corre mal! então, é importante dormir bem na noite anterior, vestir roupa confortável, usar calçado adequado (uns ténis são uma boa opção, pois vamos passar várias horas em pé); o cabelo deve ser apanhado, não só por uma questão de higiene, mas também por uma questão prática - não é agradável estar constantemente a afastar o cabelo dos olhos enquanto cozinhamos! Também podemos tornar este dia mais divertido, porque não pôr uma música alegre a tocar, cantarmos, dançarmos, sorrirmos, etc enquanto estamos a cozinhar?
Outro ponto importante é que não devemos esquecer-nos de comer - tomar um bom pequeno almoço e almoçar em condições é essecial para aguentarmos esta maratona culinária - e não vale "petiscar" enquanto cozinhamos! Finalmente, devemos tirar alguns minutos e fazer pequenas pausas de vez em quando ao longo do dia e ainda sentarmo-nos sempre que possível.

10. Manter a limpeza; este passo não é fácil, principalmente quando as cozinhas são pequenas e ainda não temos um sistema de organização devidamente montado para estes dias; uma sugestão é manter o lava-louça com água quente, para irmos lavando os utensílios à medida que os vamos utilizando; arranjar um avental plástico com bolsos onde possamos colocar um pano para limpar as mãos e o esfregão para limpar a bancada também é uma boa ideia.

11. Não cozinhar demasiado os alimentos; Quando queremos congelar a comida, esta deve ser retirada do lume um pouco antes do que faríamos se a fossemos consumir imediatamente; caso contrário, quando as descongelarmos e aquecermos, ficará demasiado cozinhada; por exemplo, se por norma quando fazemos uma lasanha a deixamos ficar no forno por 60 minutos, para a congelarmos devemos retirá-la ao fim de 45 minutos; o tempo restante de forno corresponderá ao tempo necessário para aquecer a lasanha de pois de descongelada.

12. Embalar, etiquetar e congelar a comida; a comida deve ser embalada em quantidades que correspondam a uma refeição para toda a família, em doses individuais, ou então numa combinação entre ambas (em minha casa são utilizadas as doses individuais maioritariamente, porque o meu marido trabalha por turnos e em folgas rotativas - tão depressa sou só eu e o filhote a comer, como somos 3 e noutras alturas 4); é também importante que a comida seja rapidamente arrefecida logo depois de cozinhada e antes de ir para o congelador, para evitar que se formem cristais de gelo e que a temperatura do congelador suba muito (um truque aqui é, no dia anterior, baixar a temperatura do congelador alguns graus; depois da comida estar congelada, podemos regulá-lo novamente para a temperatura habitual); para arrefecer rapidamente a comida, podemos pô-la algum tempo no frigorífico, segundo a autora do livro; eu opto por encher uma bacia de água fria, colocar algumas pedras de gelo colocar lá os recipientes.
Em termos de embalagem, são preferíveis os recipientes quadrados ou rectangulares, pois permitem um melhor aproveitamento do espaço que os redondos e os sacos de congelação; convém tirar o ar das embalagens, ou com as mãos, ou com a ajuda de uma palhinha, sugando o ar antes de fechar.
Finalmente, a comida deve ser etiquetada em relação a:

- O que é
- Data de congelação
- Instruções para descongelamento
- Instruções para aquecer
- Outras instruções necessárias

(Fonte: Frozen Assets Lite and Easy, de Deborah Taylor-Hough)

2 comentários:

  1. natacha grande trabalho!!! adorei as dicas e obrigada por partilhares e te dares ao trabalho de passar aqui o texto.

    eu para cozinhar tb sigo rituais que aí dizes, tenho de ter o cabelo apanhado, uma serie gira a dar na tv, de pantufas e estar com roupa confortavel, manias!

    cozinhar para um mês significa ter de ter um congelador grande (que não é o meu caso), por isso sinto-me bem em organizar para a semana inteira e cozinhar alguns pratos aos domingos à tarde para o efeito.
    :)

    ResponderEliminar
  2. Olá Tostão!

    Tens razão, para cozinhar para 30 dias é preciso ter um grande congelador! por norma também me organizo semanamente, mas estou agora a ver se me consigo adaptar a planos de 15 dias... vamos lá ver! Mas o livro também fala da questão de se ter um congelador pequeno; quando chegar a essa parte posto aqui as dicas (se houver alguma jeitosa, claro!).

    ResponderEliminar