quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Receitas, recordações e actividades em família

Olá!

Hoje passei parte do dia a tentar reunir os vários cadernos, livros, recortes e folhas soltas com receitas que tenho vindo a coleccionar desde os meus 12 anos de idade... já tinha um sistema de organização, mas não se adaptava a tudo o que tinha; além disso, as receitas são tantas, que já perdi a noção de quais as que foram experimentadas ou não!

Então, resolvi comprar um caderninho todo jeitoso (sim, porque apesar de tudo, ainda gosto muito de escrever as coisas em papel, parece que raciocino melhor enquanto as estou a escrever...), onde comecei a reunir as receitas preferidas da família, sejam elas de doces, carne, peixe, saladas, legumes, etc. É engraçado, pois ao fazer isto acabei a lembrar-me de várias receitas que costumava preparar em família, por altura do Natal, quando era miúda!

Por isso, é claro que já reuni essas mesmas receitas no meu caderninho e marquei-as para serem feitas este ano, também em família, com o marido e os filhotes, mas desta vez comigo a liderar o grupo e não como ajudante... será que vão ter o mesmo sabor???

Aqui fica a listagem de iguarias (os nomes poderão não ser os mais correctos e/ou actuais, pois muitas das receitas já vêm do tempo da minha bisavó) que pretendo "recuperar" dos Natais da minha infância:

Broas de Torres Novas
Fritos de Abóbora
Argolas D. Elvira
Azevias de Grão
Coscorões
Bolo de Formigas
Casadinhos

Ficam a faltar as filhozes e os sonhos... também cá tenho as receitas, mas ainda não passei por elas; provavelmente ficarão para outra altura; mas verdade seja dita, estas iguarias não têm de ser consumidas só na época do Natal e Ano Novo... qualquer altura do ano é boa para recordações de infância - não só as nossas, mas também as que gostaríamos de construir para os nossos filhos, certo?

1 comentário:

  1. as únicas iguarias que ainda me atrevo a fazer do Natal são mesmo os sonhos e o bolo rainha ;)
    mas também somos uma familia pequenina.

    ResponderEliminar