quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Nos últimos dias...



Entrei em stresse!

Peço desculpa pela ausência nos últimos dias, mas estive com os "humores em baixo" e não achei que fosse boa ideia vir para aqui lamentar-me e fazer-me de coitadinha; afinal, todas(os) temos os nossos problemas e este blog surgiu para me ajudar a ultrapassar os meus (alguns deles) e não para vir para aqui desfiar tristezas! Tenho acompanhado os vossos cantinhos, mas nem me atrevi a fazer comentários, não fosse sair alguma coisa menos apropriada...

Entretanto, no fim de semana não fiz nada de jeito, não preparei o menu semanal e entrei literalmente em "modo de introspecção", que é como quem diz... passei o fim de semana a conversar com os meus botões; cheguei à conclusão que tenho mesmo de me mexer e fazer alguma coisa para pôr mais dinheiro em casa, dê lá por onde der. Arranjar um emprego fora de casa é impossível por agora, pois tenho o pequenito em casa, a filha na escola sem ATL e o marido a trabalhar por turnos - seria impossível conjugar um horário de trabalho fixo com as obrigações familiares.

Neste momento, a melhor ideia que me ocorre é mesmo investir a nível do artesanato/lavores - crochet, costura, reciclagem e afins - isto porque não implica um grande investimento, é algo que posso pôr em prática a curto prazo e não preciso de ter um horário de trabalho fixo; por outro lado, implica conseguir tirar boas fotos para divulgação na internet (coisa para a qual não tenho jeitinho nenhum), criar um blog específico e divulgá-lo, participar em feiras e mostras de artesanato ... (e eu não tenho veia nenhuma de vendedora...); não é uma ideia brilhante, não é uma ideia inovadora, não vou ficar rica, provavelmente nem sequer vou vender nada, mas neste momento parece-me melhor do que ficar parada a lamentar-me e à espera que caia dinheiro do céu!

Também me passou pela cabeça enveredar pela área da tradução e/ou da legendagem, mas não me sinto em condições para ir fazer formação, estudar... é um processo mais lento e complicado, que implica numa primeira fase ter que estar fora de casa (em formação) e gastar dinheiro, o que muito provavelmente inviabilizaria a tentativa e acabaria por me levar a um nível de frustração ainda maior.

Gostava de conseguir encontrar um rumo mais definido e concreto até ao final do ano; esta indecisão, a incerteza, a culpabilização de não conseguir contribuir para o orçamento doméstico (atenção que eu trabalho por conta própria e tenho estabelecimento ao público e tudo, mas na zona onde moro/trabalho e com a crise financeira, está tudo a ir por água abaixo - nesto momento, praticamente "pago para trabalhar") têm que acabar e eu tenho de conseguir dar a volta, dê lá por onde der.

Pronto, mesmo sem querer, já me lamentei... continuando:

Será que por acaso alguém tem outras ideias, dicas, sugestões... Nesta fase todas as possibilidades estão em aberto!

Desculpem lá o testamento, as lamúrias e por aí fora, mas não está a dar para mais!


Bjinhos!

4 comentários:

  1. por acaso quando posso é um dos programas que costumo ver,e sempre achei que muitas mães (não portuguesas)sejam muito permissivas com os filhos,tenho o exemplo de uma vizinha dos meus pais,inglesa e com 3 filhas,em pequenas elas faziam o que queriam simplesmente se lhe desse na veneta virem para a rua a chuva so de galochas,elas vinham..lol,
    no meu pensar acho que todas as crianças devem ter regras,(os meus tem)para se poderem regem futuramente,cá em casa não são eles que mandam como vemos em muitos episódios que costumo ver.

    ResponderEliminar
  2. natacha, e não há possibilidade de o mais novo ir para creche (publica) e arranjar-se atl para a mais velha? assim sempre poderias encontrar emprego a full-time (ainda que nesta fase esteja dificil encontrar empregos).

    de qqr forma se precisares de ajuda para o site de artesanato avisa :)

    desejo que tudo corra pela melhor e que consigas encontrar a melhor soluçao para ti e para a tua familia.

    ResponderEliminar
  3. Olá a ambas e obrigada pelos comentários! A ideia de pôr o mais pequenino na creche pública também já me passou pela cabeça... mas informei-me em vários sítios e na zona onde moro, por incrível que pareça, não há nem uma! há 3 das que são comparticipadas, mas não têm vaga para este ano e já têm listas de espera enormes para o próximo, ou então amas, algumas certificadas, outras nem por isso, mas que também cobram caríssimo para as condições de que dispõem; a esse nível, ou o ponho numa privada (o valor mínimo que encontrei foi de €250,00, sem alimentação!), ou aguardo mais 2 anos até que ele faça os 4 anos para o pôr no pré-escolar público. Enfim, alguma coisa se há-de arranjar!

    ResponderEliminar
  4. pois é natacha, compreendo isso das creches por isso é que a minha cria está numa privada e pago 300 eur com alimentacao (ao menos isso). mas mesmo pagando a creche compensa-me ir trabalhar, doutra forma era impensável pagar as contas.

    olha e qual seria a possibilidade de ficares a tomar conta de uma crianças (alem da tua)? às vezes poderia ser uma soluçao para ti.

    fazer bolos de aniversario também é uma coisa que parece que está a dar ou pelo menos poderia ajudar a entrar dinheiro em casa.

    ResponderEliminar