quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

O Que Fazer com a Filhota de 10 Anos em Casa???

Pois bem, cozinhar...cozinhar... e cozinhar! De preferência coisas simples, doces (mas não muito) e que sejam do agrado da filhota!

Pois então, esta tarde foi assim:

a) Começámos por algo que permitisse aproveitar dois iogurtes que estavam mesmo, mesmo, mesmo a acabar o prazo de validade:

1 pacote de gelatina de ananás (a que tinha cá em casa)
4 iogurtes de aromas (sólidos)
5 bolachas Maria

Fazer a gelatina de acordo com as instruções do pacote - fez a filhota, que já sabe fazer bem a gelatina; quando estiver bem dissolvida, acrescentar os iogurtes e misturar bem - também tratou ela do assunto; Triturar as bolachas Maria - fiz eu, porque não gosto muito que ela se aproxime da trituradora...
Colocar a mistura em tacinhas individuais, polvilhar com a bolacha ralada e levar ao frigorífico por algumas horas.

Só vos digo que fica delicioso! rendeu 7 taças e 4 já andaram como sobremesa do jantar... e para minha surpresa (ou não), o filhote tratou logo de taça e meia... a dele, uma parte da minha e outra parte da do pai... enquanto não as viu vazias, não se calou com o seu "nham-nham-nham MÁS!!!".

b) A seguir passámos a algo mais natalício - as argolas D. Elvira de que falei neste post. Na altura não deixei a receita, mas deixo agora:

1 ovo
7 c. sopa de açúcar
7 c. sopa de leite
1 c. sopa de margarina
1 c. chá de fermento
Farinha q.b.
Óleo q.b. (para fritar)
Açúcar e canela (para polvilhar)

Misturar muito bem o ovo, o açúcar, o leite, a margarina derretida e o fermento e ir acrescentando
a farinha até que se consigam tender pequenas argolas de massa (atenção que elas crescem ao fritar, por isso convém mesmo fazer pequeninas). Fritar as argolas em óleo bem quente e escorrer bem em papel absorvente; polvilhar com açúcar e canela.

Estas argolas, além de muito saborosas, têm a vantagem de não ficarem a escorrer óleo por todos os lados, ficam até bastante sequinhas.

Claro que a filhota se divertiu imenso a misturar tudo, a amassar a massa com as mãos e a tender as argolas... só não as fritou, porque o fogão ainda é perigoso - ela é meia "despassarada"...


c) Finalmente, aqui há tempos lembrei-me de pesquisar na net se eventualmente existiria alguma receita de gomas caseiras, já que a filhota gosta muito e eu não gosto nada que ela coma das de compra (dá-me ideia que aquilo tem açúcar a mais, conservantes a mais, corantes a mais...); encontrei dois ou três sites/blogs, em que a receita era a mesma (infelizmente na altura não registei quais eram, por isso não posso referenciá-los aqui, mas se alguém souber por favor diga, que eu coloco imediatamente a referência).

E lá nos aventurámos então a fazer as gomas:

2 pacotes de gelatina neutra em pó
200g de açúcar ( a receita dizia 300g, mas achei que era demais)
2dl de água
1 pacote de gelatina com sabor (utilizei o outro pacotinho da gelatina de ananás)
Açúcar para envolver as gomas

Num tachinho, colocar a água, o açúcar e os dois pacotinhos de gelatina neutra; levar ao lume e ir mexendo até estar tudo bem dissolvido e quase a levantar fervura; retirar do lume, adicionar o pacote da gelatina de sabor, misturar novamente e levar novamente ao lume para que dissolva bem. Colocar a mistura em couvetes de gelo ou em forminhas de silicone e colocar no frigorífico durante pelo menos 12 horas. Ao fim desse tempo, desenformar e passar por açúcar.

Ainda só cheguei à fase de pôr no frigorífico, só vou desenformar amanhã de manhã; se der tiro uma foto para colocar aqui!

Nota: a receita não dizia, mas eu vou guardar as minhas num saquinho, no frigorífico... se ficarem cá fora é provável que derretam, não?


Bjinhos!!

3 comentários:

  1. Isso é que é cozinhar! Mas o Natal é sinónimo de docinhos, por isso...
    :)

    ResponderEliminar
  2. hummm fiquei com água na boca!!!
    e fiquei curiosa com as gomas!
    boas festas!

    ResponderEliminar
  3. Tenho que experimentar as gomas... o meu filho é maluco por gomas.
    E prefiro que coma as caseiras.
    BJs

    ResponderEliminar