quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Hoje fui passear!

Olá!!

O meu maridito, embora estando de folga, precisou de ir a Lisboa tratar de uns assuntos de trabalho; como ele ía de manhã e a filhota entrava cedo na escola, disse-lhe que ía com ele até Lisboa, mais o filhote.

Assim fizémos: arrancámos logo depois de deixar a filhota na escola, atravessámos a ponte Vasco da Gama e deixámos o carro estacionado na zona do Lumiar; o maridito foi à sua vida e eu peguei no filhote, encaminhei-me para o Metro e fui passear com ele - o desgraçado andou de Metro pela 2ª vez na vida, mas parecia que o comboio era todo dele - disse-lhe olá quando entrou na estação, quis ir sentado à janela e ai de mim que o segurasse, ficou todo contente sempre que passava um metro no sentido contrário, e quando saímos do "tutu" disse-lhe adeus e tudo... (e eu que estava com receio que ele se assustasse ao ver uma coisa tão grande e que fazia tanto barulho...)

Saímos na estação do Rossio e começámos por ir ver os pombinhos lá no meio... pois! piupius!!! haviam de ver o meu pestinha a fazer sprints para tentar agarrar os pombos! o miúdo parecia doido, a berrar piupiu! piupiu! piupiu! riu, esfregou as mãos de contente... e só parou quando finalmente percebeu que não ía mesmo conseguir agarrar um piupiu...

Finalmente lá me deu outra vez a mãozita (sim, que foi a pé, decididamente o carrinho dele já foi posto de parte) e encaminhámo-nos para a Rua Augusta - como ele não está habituado às ruas de Lisboa, tive medo que ele resolvesse largar-me a mão de repente e por isso optei pela Rua Augusta. Parámos em frente às montras de tudo o que era loja de souvenirs - tinham eléctricos e galos de Barcelos, ou seja, para o meu filho, "tutus" e "piupius" e "coachãos" (corações, pintados nos galos...).

Percorremos a Rua Augusta toda, sempre de mão dada, a rir, a brincar e a ver coisas novas para ele, atravessámos a Praça do Comércio e fomos sentar-nos no Cais das Colunas, a ver o rio, os pombos, as gaivotas e os barcos, enquanto ele comia as suas bolachinhas de água e sal.

Fizémos o mesmo percurso de regresso, com ele sempre a pé (eu fiquei cansada, mas ele parecia pronto para andar no passeio o dia todo...) , a conversar, a perguntar-me o que eram montes de coisas e a rir imenso! voltámos para o Metro, mais umas grandes festas sempre que chegava e partia um comboio e finalmente reencontrámo-nos com o papá... Uma festa gigantesca, com o pequenito a querer contar ao pai, muito depressa e numa linguagem muito tosca, tudo o que tinha acontecido durante a manhã e o pai, coitado, a não perceber quase nada do que ele dizia, tal era o chorrilho de palavras novas...

Almoçámos por Lisboa (uma despesa extra, mas que valeu a pena), com o filhote a fazer uma figuraça, a comer sozinho, muito direito e concentrado na tarefa e voltámos depois para casa; como é óbvio, assim que se apanhou sentado na sua cadeirinha no carro, ferrou a dormir com toda a pinta, mas com um sorriso de orelha a orelha! dormiu até às 18h... quando acordou, viu a irmã e lá começou outra vez o chorrilho de palavras... e a irmã, coitada, ainda estava a perceber menos que o pai... No meio destas tentativas de conversa, o pequenote aprendeu uma nova expressão para a frustração: agora, quando não o entendem, põe-se de cabeça baixa, a olhar para o chão, abana a cabeça e diz "oh não!" a seguir suspira e lá começa outra vez a mesma conversa, num tom um bocadito mais lento...