segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Um bolo que vale por dois!

Olá!!

Ontem fiz um bolinho com a minha filhota; a receita já é antiga, encontri-a nos cadernos de receitas da minha avó e por acaso lembro-me bem de comer este bolo quando era pequenita!

Não sei se é este o nome "oficial", mas no caderno da minha avó chama-se "Bolo de Formigas"; cá vai a receita:

6 ovos
2 chávenas de açúcar
3 chávenas de farinha
1 chávena de côco ralado
1 chávena de leite
250g de margarina
2 c. chá de fermento
100g de chocolate em pó

Bater as gemas com o açúcar e a margarina derretida; juntar o leite, o côco, a farinha e o fermento; acrescentar as claras em castelo e, por fim, o chocolate. Levar ao forno em forma bem untada.

Atenção, que faz um bolo muito grande! só para terem uma ideia, a receita rendeu:



Um bolo em tabuleiro, que cortei em cubos e guardei num frasco hermético, para a filhota levar para a escola durante a semana e um bolo em forma redonda, que temos comido à fatia... e ainda está ali quase metade, o que é raro cá em casa!


Bjinhos!!

3 comentários:

  1. tem tão bom aspecto!
    eu nos bolos gosto sempre de por cobertura. seja açucar baunilhado, coco, frutos secos laminados, calda... acho que lhe dá o toque final.

    ResponderEliminar
  2. Tenho ideia que este bolo leva chocolate granulado, daí o nome formigas. Vou levar a receita e fazer, com a tua licença. Bjs

    ResponderEliminar
  3. Olá! gosto muito do teu blog e sempre que posso passo por cá!!!! Adorei esta receita, até porque rende bastante e é ideal para fazer para os meus meninos. beijinhos

    ResponderEliminar