sexta-feira, 15 de abril de 2011

Listas para a Vida

(Preparem-se - post longo e provavelmente sem grande interesse...)


A minha vida vai mudar; ainda não sei bem como é que me vou adaptar a uma nova rotina de mãe e dona de casa, ou seja, sem ter um trabalho activo; mas a realidade é que vou ter de o fazer, pelo menos durante os próximos tempos.

Assim, estive a analisar a minha casa, tudo aquilo que necessita de ser feito e tem vindo a ser adiado; criei uma lista "master" de tarefas domésticas a realizar para por a casa em ordem; não é para fazer tudo a correr, provavelmente não está completa, mas é uma primeira tentativa para me sentir melhor neste novo papel. Cá vai:




Mas uma lista "Master" não é suficiente; por isso, tentei fazer mais duas listas - uma para as rotinas diárias durante a semana e outra para as rotinas diárias durante o fim de semana; mais uma vez, é provável que muita coisa venha a mudar nestas listas, que faltem coisas, que seja necessário readaptar horários e por aí fora; mas é uma primeira tentativa. Cá vão:




É óbvio que conto com a ajuda do maridito e espero que da filhota também - não contemplei nas listas quem irá fazer o quê; mas nesta primeira fase de mudança quero ver o que é que eu própria consigo fazer e só depopis delegar tarefas, se necessário; até porque, no momento, a tarefa de trazer dinheiro para casa é resposabilidade única do maridito e não quero sobrecarregá-lo - não somos antiquados, não defendemos que o homem só porque trabalha fora de casa e a mulher não, ele fica sem fazer nada e ela é que faz tudo em casa, mas por outro lado há que dividir esforços e se eu estou em casa é normal que a maior parte das tarefas domésticas passem por mim; quanto à filhota, vou tentar aproveitar esta fase para a ensinar a fazer algumas tarefas domésticas - por falta de tempo, de forças ou de capacidade nem sempre o fiz no passado e parece-me que esta é a altura ideal para o fazer.

Outro objectivo é conseguir dedicar mais algum tempo diariamente ao crochet, seja como "terapia", como forma de criar mais algumas peças de roupa e/ou acessórios para a filhota e para mim (e assim evitar ter de as comprar), ou ainda como forma de complementar o orçamento familiar; ainda não sei bem como é que vou desenvolver esta última vertente, mas alguma ideia há-de surgir - parada é que não posso ficar, senão dou em maluquinha num instante.

E por agora é só... Se por acaso alguém teve coragem e paciência para chegar ao final deste post, desde já o meu


Bjinhos!!

11 comentários:

  1. admiro muito a sua forma de reagir perante as situações mais dificeis, por isso vim deixar este pequeno comentário e desejar que tenha muita força e que tudo se resolverá da melhor forma. um beijinho grande

    PS: nao foi nada dificil chegar ao fim do post ;)

    ResponderEliminar
  2. Adorei este post,e mais vou copiá-lo,porque vai dar-me imenso jeito.Visito o seu blog, todos os dias, e já o faço a algum tempo e gosto muito. Beijinhos,e tudo de bom.

    ResponderEliminar
  3. Eu cheguei ao fim:) Acho que me vou inspirar nas tuas listas e fazer umas para mim também, ma sum pouquinho diferentes dado que estou grávida, trabalho 2 dias por semana, etc...
    Concordo com o que dizes em relação ao marido, claro que sim. Acho que é óbvio. Acho só que nas listas falta mais passeio e descanso que é mt importante:)
    Bjinhos!

    ResponderEliminar
  4. ola

    sigo o blog e gostei do post, consegui ler ate ao fim lol

    mais, posso pedir te que me envies essas lsitas? gostava de adaptar aqui a casa. obrigada

    lu_daniela@htomail.com


    bjs

    ResponderEliminar
  5. Olá a todas! Obrigada pelos comentários deixados e fico contente pelo facto de as listas vos terem inspirado!

    Daniela e Maria de Lurdes: Por favor comentem sempre que quiserem, sintam-se à vontade por aqui!

    Maria João: não sabia que estavas à espera de bebé! (se calhar escapou-me algum post no teu blog...:) )mas deixo-te já os meus parabéns, toda a felicidade do mundo e, se precisares de alguma coisa, basta dizeres! E, claro, adapta as listas às tuas necessidades e também às contingências da tua vida diária!

    Anómino (lu-daniela): é claro que envio as listas! vou tentar fazer isso ainda hoje; espero que te ajudem.

    Bjinhos a todas!

    ResponderEliminar
  6. Eu cheguei ao fim e devo dizer : "Que organização ;)" também gosto de ter as coisinhas sistematizadinhas ;) Mas se queres a minha opinião sincera, acho que é muita rotina...e se cumprires sempre à risca não fazes mais nada :s Dedica um tempinho a cuidar de ti tb =)=)

    Bjoka grande e que tudo corra pelo melhor****Optimo fds***

    ResponderEliminar
  7. Olá :) Olha, desde já lamento tudo o que se passou com o teu escritório... há gente neste mundo que não tem a mínima consideração pelos outros! Espero que te adaptes à tua nova vida e não te preocupes, tenho a certeza de que, mais para a frente, quando ultrapassarmos esta fase mais negra, vais ver que consegues voltar a exercer :) E se afinal vires que te dás bem e és mais feliz com a vida caseira (gosto mais desta palavra do que doméstica), também não há problema, o importante é que vocês sejam felizes à vossa maneira! Quanto às listas acho que estão muito bem feitas. Não acho que devas incluir descanso e cuidar de ti, porque isso não deve estar ao lado das tarefas, mas deve ser algo que se faz por prazer e que,como é óbvio, deve ser uma constante do dia-a-dia. E também concordo com a restante distribuição pela família : acho que a pessoa que passa o dia fora de casa, seja homem ou mulher, para ganhar dinheiro não deve chegar a casa e ter ainda de fazer as mesmas tarefas de alguém que fica em casa, portanto não acho que vocês estejam a ser antiquados, mas sim justos! E fazes bem em ensinar a tua filha e, mais tarde, o teu filho, pois hoje em dia é inacreditável o quanto pessoas da minha idade, que estão agora a começar a sair de casa e a construir as próprias vidas, estão tão dependentes de outras pessoas para fazer as mais simples tarefas : fazer uma sopa, passar uma camisa a ferro, limpar a casa de banho! Muitos beijinhoe boa sorte!

    ResponderEliminar
  8. Acho a tua ideia excelente! Eu ja fazia umas coisas parecidas, mas acho que vou tirar umas ideias da tuas! Vais ver que ate te vai saber bem um tempinho para a tua casa e para ti, ate tomares outra opção na tua vida! Muita Força! beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Gostei imenso do teu blog, também não sei viver sem listas, gosto de tudo arrumado no sitio, só assim me sinto bem.
    Tenho dois blogs de culinária e arrumação se puderes faz-me uma visita.
    http://oninhodaleta.blogspot.com/
    http://a-lojadaju.blogspot.com
    Bjs.

    ResponderEliminar
  10. E posso pedir também?
    Gostava muito de adapta-las às minhas necessidades...Beijinhos
    aprendereorganizar@gmail.com

    ResponderEliminar
  11. ola

    gostei do post, consegui ler ate ao fim

    mais, posso pedir te que me envies essas listas? gostava de adaptar aqui a casa. obrigada

    marcia.sumbana@gmail.com

    ResponderEliminar