quinta-feira, 26 de maio de 2011

Filhos...

Olá!!

Hoje venho desabafar um bocadito; a minha filhota está com uma "crise existencial"! e eu estou a dar em maluquinha para tentar por algum juízo naquela cabecinha de vento...

Já desde o ano passado que ela se juntou a uma colega que tem um feitiozinho complicado (leia-se manipulador); este ano, com a mudança de escola, continuou a dar-se com essa colega e juntou-se a elas uma outra ex-colega (do ano a seguir) da escola primária, que entretanto chumbou o 5ª ano e ficou na mesma turma que a minha filhota e a colega; ora esta segunda colega é um anito mais velha que as outras duas e também algo manipuladora.

Eu tento não me intrometer nas amizades da minha filha (quer dizer, conheço as/os colegas, falo com eles, conheço os pais, etc., mas não estou constantemente a perguntar quem é que fez o quê e quem é que disse o quê e por aí fora), porque acho que ela tem de aprender a lidar com as outras pessoas e tem de saber reagir perante as mais variadas situações, mas é óbvio que estou sempre disponível para a ouvir e aconselhar sempre que ela sente necessidade. E graças a essa disponibilidade, a minha filhota, pelo menos por enquanto, vai-me contando o que passa na escola e isso permite-me ter confiança nela.

Ora já há alguns meses que me tenho vindo a aperceber que as outras duas colegas andavam a "abusar" da minha filha, ou seja, a manipulá-la no sentido de a levarem a fazer tudo o que elas queriam, utilizando o argumento "se não fizeres nunca mais te falamos"... Tenho tentado, sem fragilizar a minha filha, dar-lhe a entender que a atitude das colegas não uma atitude correcta, que se elas fossem mesmo amigas delas respeitavam-na, davam-lhe espaço para expressar as suas opiniões e, principalmente, não a chantageavam, mas não tem sido fácil.

Ora ontem o "verniz" estalou de vez: as outras duas andam desde o princípio do ano a correr atrás de um rapaz mais velho (acho que do 7º ano), ao ponto de se esconderem para o espiarem, perseguirem-no pela escola fora, fazerem telefonemas dos telemóveis delas para o dele e por aí fora e a minha filha, embora não concordasse com nada disto, como achava que se não fosse com elas ía ficar sem amigas, lá ía... contrariada, mas ía (e eu sabia, porque ela sempre me contou); pois anteontem elas resolveram pedir-lhe o telemóvel para ligarem para o tal rapaz, porque ele, obviamente, já conhece os números das outras duas e não atende; a minha filha disse que não emprestava, porque só tinha ordem para fazer telefonemas para a mãe ou para o pai e mesmo assim em caso de emergência; então não é que uma delas pos-se a distrair a minha filha, a outra foi-lhe à mochila, tirou-lhe o telemóvel e toca de telefonarem para o desgraçado do rapaz??? Só sei que lhe gastaram o saldo todo, deixaram a minha filha em pânico (porque tinha medo que eu descobrisse) e ainda a chamaram de parva e idiota???

A minha filha chegou a casa enervadíssima, a jurar a pés juntos que não se passava nada e a pedir-me por amor de deus para eu a deixar ir a casa de uma dessas colegas, mas eu percebi logo que algo não estava bem... ela coitada, no meio de muitas lágrimas, lá me contou o que se tinha passado e pediu-me por tudo para não fazer nada (isto porque eu disse que o que eu deveria fazer era alertar os pais das ditas colegas para o que estava a acontecer), porque as outras depois deixavam de ser amigas dela!

Enfim, no meio disto tudo aparece a outra a tocar-me à porta, a perguntar porque é que a minha filha ainda não tinha ido para casa dela... bem, fi-la entrar para dentro de casa, disse-lhe que já sabia de tudo, que ela e a outra tinham tido uma atitude muito feia e que se ela não se importava, tinha duas hipóteses - ou passava a respeitar a minha filha e parava de andar a perseguir o tal rapaz, ou eu ía falar com os pais dela... haviam de ver a pirralha (com 11 anitos acabados de fazer) a tentar manipular-me a mim!

Conclusão: deixaram as duas de falar à minha filha e ainda viraram metade da turma contra a minha, que hoje até me ligou do telemóvel de outra colega a pedir para eu a ir buscar à escola, porque estava com medo de vir sozinha para casa...

E agora? Será que estou a dar demasiada importância a isto tudo? Será que devo ir falar com os pais das colegas? Passo a ir levar e buscar a minha filha à escola todos os dias, incluindo à hora do almoço?

Sinceramente, não sei o que fazer...

Bjinhos!!

6 comentários:

  1. Com o que se tem visto ultimamente nos jornais ,já anda me surpreende.
    Hj em dias as crianças quando querem conseguem mesmo ser cruéis.
    Se se passou na escola aconselhava te 1º a falar com o director de turma,se for um bom director logo chama elas á razão e tb a turma .

    Força amiga
    beijos e lambidelas da malta
    pituxasilva

    ResponderEliminar
  2. fala com o director de turma é o melhor..

    ResponderEliminar
  3. Quase não dá para acreditar na educação dessas pirralhas. Mas a tua filhota tb já não se sentia muito bem a fazer sempre o que elas diziam, por isso e SE FOSSE FÀCIL, ela devia perceber que não são as amizades certas. Verdadeiras amigas ajudam, acompanham e não forçam. Geralmente os professores sabem dar assim uns sermões gerais. É uma boa hipótese falar com o DT. Boa sorte.

    ResponderEliminar
  4. A melhor opção é falar com o Director de Turma para ficar ocorrente das coisas...
    bj

    ResponderEliminar
  5. Tendo em conta a minha própria experiência, a melhor forma é a sua filha impor-se perante elas. O ir ao Director de Turma, dará como resultado os pais das outras duas serem chamados e ai vai ser pior pois a pequena vai passar por queixinhas na escola toda! Apesar do receio que ela possa ter delas ela não pode mostrar medo... isso nunca. Estes miudos agora vivem e respiram o medo dos outros. Se ela se impuser perante as outras 2, garanto que toda a turma vai passar para o lado dela e irá respeita-la por sozinha as enfrentar. Atenção que não estou a apelar à violência, mas a tensão irá ser grande e ela tem de estar preparada para isso. As turmas funcionam num ambiente de matilha (passando a expressão), os mais fortes são respeitados e os mais fracos ostracizados. A pequena que não tenha nem demonstre medo e que se apresente sempre de cabeça levantada. Pode parecer violento o que estou a dizer, mas é a realidade que se vive actualmente. Espero ter ajudado. Cumprimentos!

    ResponderEliminar
  6. Olha francamente não concordo com nenhuma destas opiniões e isso por várias razões. Gostaria que todos mantivessem a mente aberta, que esquecesse um pouco o papel de mãe, por vezes "galinha" e tentasse perceber.
    Todas as crianças, e nós também passamos por isso, precisam de viver situações semelhantes a esta, porque queremos agradar e por vezes para agradar acabamos por ser usadas, com o tempo elas acabam por perceber, sofrem mas acaba por passar. A dor, a revolta e a incompreensão fazem parte da vida e ajudam a crescer e a fortalecer. Quanto a ir falar com o DT é a solução fácil, pois não se devem esquecer que o DT também é uma pessoa que tem de dar aulas, que também tem filhos em casa para se preocupar e se os 25 ou mais pais forem lá com todas as preocupações própria das crianças e adolescentes, podem ter a certeza que o DT enlouquece ou "dá o berro".
    Quanto às pessoas que falam das notícias que à vezes aparecem na televisão, por amor de Deus, são casos isolados. Será que lêem as notícias que vêm no jornal, sobre maridos ou esposas que matam os respectivos maridos ou esposas por causa de traições, então se assim fosse já ninguém casava!
    Infelizmente, o Mundo é feito de violência, em pequena ou grande escala, acho que o mais positivo é ensinar os nossos filhos a não ter vergonha e confiar nos pais para quando algo de complicado acontecer, poderem desabafar connosco e juntos procurar a solução.
    Sei que não vou agradar a muitos mas acho que nos tornamos super protectores e assim deixamos os nossos filhos desprevenidos para o Futuro!

    ResponderEliminar