sexta-feira, 27 de maio de 2011

Na continuação do post anterior

E seguindo os vossos conselhos, que desde já agradeço, resolvi telefonar para a escola para falar com a DT da minha filha; do lado de lá, a resposta que levei (não exactamente nestes termos, mas seguramente com esta intenção) foi algo do género:

"E o que é que eu tenho a ver com isso???", seguido de: "E por que raio é que você se está a meter na vida da sua filha???"...

Nem tenho coragem de descrever aqui a quantidade de barbaridades que passaram pela minha cabeça naquele momento; mas pronto, lá me controlei, desejei um "bom dia" à senhora e desliguei o telefone, antes que dissesse algo de que me pudesse arrepender.

E agora vou  mas é tomar um duche de água fria para ver se me acalmo...

Entretanto hoje a filhota lá foi para a escola sozinha, com um "truque" ensinado pela mamã - levou um livrinho com ela e, se alguém a chatear ou se o ambiente estiver complicado, pois senta-se num cantinho, sossegada, a ler o seu livro e o resto que lhe passe ao lado; vamos ver como corre.


Bjinhos!!

3 comentários:

  1. Isto no meu tempo não era nada assim, e por muito menos a minha mãe falou com a minmha D.T. Não te vás abaixo, atiça o instinto maternal, deixa que te respondam como se não tivessem filhos, mas o mais importante é a tua filha, luta por ela.

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    Eu sou professora e também como todos, aluna.
    Estas situações não são fáceis de resolver. Mas resolvem-se... o truque do livro é uma boa bengala mas deve haver na turma outras colegas que podem concerteza proteger a sua filha e fazer-lhe companhia. Pergunte-lhe, ela saberá dizer quem são e procrar a sua companhia. Quanto menos se falar do assunto, melhor. Ajude-a a cortar o laço com as ditas amiguinhas.
    Não se dará o caso de o rapazinho ser "interessante" aos olhos da sua filha (mesmo que não o seja)?!
    Procure mostrar quais os comportamentos fortalecedores das qualidades da sua rapariga, e ainda o que estima nela, e pense que faltam umas semanas para as aulas acabarem. Quanto à Directora de Turma volte a procurá-la se as ditas amigas a voltarem a incomodar, depois de estabelecida a ligação a outros colegas. Peça ajuda no sentido de haver protecção, pois diga que teme o bullying. Se a resposta não for a que gostaria peça ajuda à psicóloga da escola ( através da directora de turma ou do membro responsável pelos alunos do orgão de gestão) pois este elemento é quem pode e deve intervir.

    Aproveite este tempo para ir, como se fosse por acaso (3 vezes, pelo menos, nos próximos 15 dias) ir buscar a sua filha à escola e faça um programa diferente com ela.
    Se não resultar diga.
    Espero que tudo corra pelo melhor
    a adolescência é tramada!
    :/
    um abraço
    Isabel gouveia

    ResponderEliminar
  3. Olá!
    Sou professora e fui como todos aluna.
    Estas situações não são fáceis de se resolverem mas resolvem-se!...
    Veja com a sua menina quem são as outras amigas que ela tem na turma, e ela que procure a companhia e protecção delas.
    a história do livro é uma boa bengala mas isola-a e não resolve o problema.
    Procure ir buscar a sua filha à escola sem ela esperar pelo menos 3 vezes nos próximos 15 dias e faça um programa diferente com ela do habitual, vão comer um gelado, dar um passeiao a ver montras outra coisa de que gostem as duas de fazer. Diga-lhe quais são os pontos fortes dela e como gostaria que ela crescesse e os projectos que tem para o futuro. Mostre-lhe o como é forte mas, também como reagiu perante uma situação semelhsnte eo que lhe custou. Fortaleça-lhe a auto-estima.
    Será que o rapazinho não seá interessante aos olhos da sua filha,(mesmo que o não seja nada!?!) Quais as qualidades que preza nas amigas e no pai da sua filha? Fale-lhe nelas.
    Depois de estabelecido o contacto com as outras colegas,(e quanto menos se falar no assunto melhor),caso as ditas amigas a voltem a incomodar, contacte a directora de turma, peça-lhe protecção, diga que teme o bullying e peça a intervenção da psicóloga da escola, pois é ela que pode e deve ajudar a resolver e ultrapassar o problema. se não quiser falar com a DT dirija-se ao orgão de gestão da escola peça para falar como prof responsável pelos alunos e peça a ajuda da psicóloga para a judar a resolver o problema. Não se mostre muito ansiosa e tensa mostre que vai ajudar a sua filha a resolver e ultrapassar a situação.
    O psicólogo da escola está habilitado a resolver o problema e conhece o terreno como os directores de turma não conhecem.
    Espero ter ajudado e dê notícias!
    A adolescêcia é tramada!
    Um abraço
    Isabel Gouveia!

    ResponderEliminar