segunda-feira, 20 de junho de 2011

Partilha de Tarefas Domésticas

Olá, bom dia!!

Estava agora a dar uma volta pelos vossos cantinhos e ía deixar um comentário neste post da Cláudia, mas achei que talvez fosse mais interessante colocar um post sobre o tema - senão o comentário tornar-se-ía muito longo e provavelmente não chegaria a tantas meninas(os)!

Pois cá por casa, como até já expliquei aqui, as listas de tarefas funcionam, para mim, como listas de objectivos e forma de evitar a procrastinação; por isso, coloco nelas tudo aquilo que tem de ser feito ou que eu acho que deve ser feito num determinado período de tempo.

Mas as tarefas são partilhadas de alguma forma! Tenho em conta o facto de que neste momento o maridito trabalha e eu não, de modo geral, ele:

  • Leva o lixo para o contentor;
  • Arruma a máquina da louça;
  • Põe a louça suja na máquina;
  • Limpa o quintal onde estão os cães;
  • Arruma a roupa engomada dele;
  • Aspira a casa (as minhas costas não me deixam estar muito tempo a aspirar!);
  • Estende e/ou apanha roupa;
  • Vai à rua fazer pequenas voltas, como ir à farmácia ou comprar alguma coisa que esteja em falta;
  • Dá banho ao filhote, muda fraldas, põe-no para dormir (esta normalmente alternamos entre os dois).

As tarefas não são fixas, pois como ele trabalha por turnos e folgas rotativas e algumas destas coisas são feitas (ou são consequência de coisas feitas) ao fim de semana para aproveitar o período económico da electricidade, por vezes sou eu que as faço, mas se for preciso ele também cozinha qualquer coisa - muito pouco, mas sempre é uma ajuda - arroz, batatas fritas, grelhados... (ainda ontem jantámos uma bela de uma sardinhada lá fora, no quintal... ele tratou de tudo, eu cá só cozi as batatas e fiz a saladinha!)

As restantes tarefas também muitas vezes são feitas a dois, como limpar o pó, fazer camas de lavado, ir fazer as compras mensais, etc.; e as limpezas grandes igualmente.

A filhota também já vai arrumando a louça da máquina, estendendo roupa, limpando pó, faz a cama dela (torta, mas faz), de vez em quando dá uma ajuda na cozinha...

Mas lá está, como sou eu que faço a gestão do que tem de ser feito, cabe-me a mim a responsabilidade de organizar as respectivas listas quando necessário ou de, pelo menos, indicar cá em casa o que é que está por fazer!


Bjinhos!!

3 comentários:

  1. é normal que estando tu em casa acabes por fazer a maior parte das coisas. nada mais justo, até porque assim quando ele está em casa têm mais tempo para "se aproveitarem" e namorarem. :)
    é uma situação distinta. o que me faz mesmo confusão são aqueles homens que chegam a casa e alapam o traseiro e esperam que tudo lhes apareça feito, mesmo quando a mulher também esteve 9/10 horas fora de casa!

    ResponderEliminar
  2. A " teoria" do meu marido é eu lavo ele suja.

    Mas no sábado faz as camas,aos domingos as faz, ele põe a máquina de lavar roupa a trabalhar estende roupa, apanha a mesma põe a mesa faz o almoço( eu trabalho das 8 ás 14h)depois limpa a mesa põe a fruteira na mesa.

    Beijos

    P.s. Este foi o comentário que deixei na Claúdia, mas esqueci- me de mencionar que é ele que alimenta a bichara cá da casa, rega a horta e a relva, etc.
    Não temos assim por dizer uma escala do que temos que fazer. Acho que é assim funciona uma casal em geral.

    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Que sorte a tua, o meu marido a única tarefa que faz é esticar-se no sofá.
    Jocas

    ResponderEliminar