terça-feira, 26 de julho de 2011

Ordem de "Soltura"!



O meu pestinha está crescido; muito crescido; tão crescido que já come as suas maçãs à dentada e com casca; tão crescido que já faz frases completas, com sujeito, predicado e complementos; tão crescido que ele próprio diz que já é menino grande; tão crescido que me pergunta diariamente o que é que eu estou a fazer para o almoço/jantar e como é que se faz; tão crescido, que já não quer "barreiras" na sua casa.

Resultado: tirámos a cancela que estava na entrada da sala/parque onde ele brinca; agora o besnico tem acesso a todo o piso de baixo da casa - quartos, sala, cozinha, wc; e eu passo os dias a tremer de medo de que alguém se esqueça de fechar a porta da casa de banho, que fique alguma faca à mão de semear ou que o pequenito resolva tentar subir as escadas sem eu dar por isso.

Mas não; o besnico está a dar provas da sua "maturidade"; se eu estou no 1º andar, ele chama-me e pergunta se pode sentar-se no 1º degrau da escada enquanto espera por mim; na cozinha, fica a ver-me fazer coisas e até ao momento ainda nem tentou tocar em nada que não seja dele; também ainda não o apanhei lá sozinho/sem autorização; passa a vida a perguntar se pode ir à sala, ao quarto ou a outro sítio qualquer.

O pequenito está muito mais calmo, desde que teve "ordem de soltura"; ora está no seu quarto, ora vai até à sala, ora espreita para o meu quarto... se eu estou na cozinha vai brincar para o pé de mim! Fala pelos cotovelos e está a aprender a esperar (conceito difícil para qualquer criança...).

Decididamente, já não é bebé... com muita pena minha, embora ele seja super meiguinho e adore abracinhos, beijinhos, festinhas e colinhos! O único senão é que não quer tirar a fralda nem por nada; recusa-se terminantemente a ir ao bacio ou à sanita (com redutor) e é preguiçoso que se farta até para mudar a fralda... se não for eu a "adivinhar" que a fralda tem de ser mudada, ele também não se rala! Enfim, há tempo; se não for mais cedo, será mais tarde - a realidade é que todos acabam por largar as fraldas, certo???

E como ele já é "nino gande" (como ele diz), hoje decidi reaver a minha sala, ou pelo menos parte dela; passei o dia a fazer limpeza geral à dita cuja e a reorganizar móveis e afins - amanhã mostro as fotos!


Bjinhos!!

4 comentários:

  1. Menino crescido mesmo... já quer ser homenzinho!!!
    Com as fraldas, eles são todos diferentes. Os meus filhotes há dias sem acidentes, outros é acidentes uns atrás dos outros. É preciso é ter muitaaaaa calma e o resto é cantiga!! Nós também aprendemos, não é?
    Bjs e Força

    ResponderEliminar
  2. menino grande para umas coisas mas pequenino ainda para outras,a seu tempo lá chegaras.. tenho um que tirou as fraldas aos 18 meses e outra aos 3 anos praticamente,e agora outra que nem vou pensar nisso ainda...mas cada bebe é diferente um do outro...

    beijocas,

    ResponderEliminar
  3. Ele está a descobrir as coisas e a ficar orgulhoso disso por isso é que diz que é "nino gande". Tão giro.

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Tão giro teu filhote, gostei muito de ler este post.
    Beijinhos

    ResponderEliminar