segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Eu e os Menus

Olá!!

Ora hoje começo por escrever um bocadinho sobre os meus menus dos últimos tempos cá por casa; embora não os publique há algum tempo, eles continuam a ser feitos! Não os tenho publicado pura e simplesmente porque não os tenho seguido...

Não por preguiça ou falta de vontade, mas por pôr a imaginação à prova; ou seja, eu elaboro os menus, neste momento para 15 dias, mas raramente os cumpro, isto porque ou sobra sempre qualquer coisa e essa qualquer coisa acaba por ser aproveitada/reinventada para a(s) refeição(ões) seguinte(s), ou "cai-me" comida do céu (o que é muito bom), o que leva a que, de 14 refeições previstas (almoço e jantar para todos), muitas vezes acabe apenas a fazer 4 ou 5! Assim, as refeições que não são feitas passam imediatamente para os dias seguintes, o que leva a que os menus pareçam ser muito repetidos.

Por exemplo, ontem o maridito saiu perto da hora do almoço para ir comprar tabaco e apareceu-me em casa com um frango assado; foi o almoço e do que sobrou fiz um arroz de frango que deu para o jantar de ontem, vai ser o almoço de hoje para mim e para os miúdos e ainda vai dar para o jantar da família inteira! Logo, as refeições previstas para ontem e hoje já foram "adiadas" para amanhã e depois.

Outro exemplo: na 5ª feira passada, o meu pai resolveu passar cá por casa e trazer um cozido à portuguesa (de um restaurante onde ele vai muito e de onde o meu marido adora o cozido); pois deu para o jantar de 5ª, o almoço de 6ª, uma massa com algumas couves e carnes para o jantar de 6ª e ainda uma sopa; ou seja, as refeições desses dias foram "adiadas" para sábado e domingo... o que significa que as refeições previstas para domingo, que entretanto já passaram para amanhã, são as que estavam previstas para 6ª feira passada...

Não sei se me fiz entender, a elaboração dos menus anda mesmo confusa, mas pela positiva! Não sei se será já em Fevereiro, mas pelo andar da carruagem acho que mais tarde ou mais cedo me vou auto-propor um desafio: estar um mês sem comprar carne nem peixe, apenas utilizar o que tenho em casa - deve dar para poupar uns trocos e aumentar a criatividade na cozinha, certo? :).


Bjinhos!!

1 comentário:

  1. Olá,
    eu, quando criei o blog, também coloquei a ementa semanal. Mas depressa de apercebi que não iria cumprir á risca o que lá estava.
    É útil ter uma ideia daquilo que se vai comer, porque nos permite ir ás compras e calcular "1 frango dá para 3 refeições, 1 kg de carne picada dá para 2 rolos"... Cá em casa não estragamos comida e quando temos restos, criamos qualquer coisa diferente e assim o menu fica descartado. Também o facto de termos sempre sopa faz com que se não nos apetecer cozinhar é só aquecer sopa e pão com qq coisa :)
    Beijinhos
    Tânia

    ResponderEliminar