terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Sobre o mal-estar de ontem

Conhecem o velho ditado que diz que "em casa de ferreiro, espeto de pau"? Pois não podia ser mais verdadeiro...

Como psicóloga que sou, ponham-me qualquer pessoa à frente com problemas de stresse, ansiedade, pânico e afins que eu em pouco tempo consigo ajudá-la a enfrentá-los, lidar com eles e ultrapassá-los; mas quando toca à minha pessoa... Não há técnica, exercício ou método que funcione!

Além disso, tenho uma forte tendência para somatizar tudo o que seja stresse ou ansiedade, ou seja, transformo essas emoções em sintomas físicos, que foi literalmente o que me aconteceu ontem (e espero bem que a coisa se fique pelo dia de ontem!). Explicando:

A minha pessoa, que entrou no projecto Trend Alert com o único objectivo de dar uma pequena ajuda à sua directora, mesmo sem perceber absolutamente nada do que ía fazer, acaba de ser promovida a Coordenadora Editorial (e mais uma vez sem saber muito bem o que é que implica o cargo...); ora eu não sou dada a "títulos oficiais", não ligo nenhuma a "cargos" e por norma tento sempre dar o meu melhor naquilo que faço. O facto é que, como é óbvio, senti que tinha de dar um salto nas minhas tarefas/funções profissionais, de forma a realmente assumir o cargo atribuído... Que implica muito mais responsabilidade e novas tarefas...

Ontem foi o "primeiro dia"; e como eu sou insegura que só visto, perfeccionista que até assusta e tenho tendência a adiar até à última tudo aquilo que me coloca em risco de falhar, entrei literalmente numa crise de ansiedade pura; mas daquelas que levam muita gente a ir parar ao hospital e sair de lá completamente sedada... Além de tudo o que descrevi ontem, ainda podem juntar uma bela crise de hiperventilação ao final da tarde!

Mas pronto, se tenho o cargo, tenho mais é que tentar desempenhá-lo o melhor possível, com ou sem ansiedade (espero bem que seja sem... ou pelo menos com pouca ansiedade!). Por isso, agora vou trabalhar!


Bjinhos!!

4 comentários:

  1. Xiiii, como eu te compreendo, sou assim mesmo como tu e já passei bem mal. Vai respirando fundo e como me disse o meu médico uma coisa de cada vez e até ao fim. :) Bjs

    ResponderEliminar
  2. Ai ai!!
    Sra. psicóloga, toca a aplicar os métodos em ti própria!
    Olha, usa aquela técnica EMDR que mostraram no programa Dr. White :P
    Hipnotizaste-te a ti própria e deixas de ter essa fobia :P
    Por acaso gostava de experimentar isso...será que resulta?
    Beijinhos e as melhoras!

    ResponderEliminar
  3. Em 1º lugar PARABÉNS! Depois na minha qualidade de "psicóloga amadora" (ihih...adoro essa área) acho (na verdade não pesco nada de forma cientifica como podes comprovar) que "estravazar" só te faz bem. Ou seja...custa um bocado mas como és humana (antes mesmo de seres Psicóloga)...é melhor deitar cá para fora toda a "tempestade" que vai lá dentro para depois ficares mais "leve" e poderes seguir em frente. Isso faz parte do processo de entrada numa nova categoria (isso já sei de experiência).

    Respira fundo, bebe água, toma uns banhinhos relaxantes e SÊ POSITIVA).

    Gostaste da minha técnica de "ensinar a mãe a fazer filhos" (dizer à psicóloga o que ela deve fazer, ahahaha) ?

    Beijo e BOA SORTEEEEE !

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde,
    Vi que escreves para o site trendalert.me, eu sou licenciada em ciências da comunicação e estou interessada colaborar no site?
    Sabes dar alguma dica de como devo fazer? Se me pudesses ajuar ficava muito agradecida.

    Muito obrigado.
    Ana Inês Pereira

    ResponderEliminar