terça-feira, 11 de setembro de 2012

Irrita-me solenemente

Que os jornalistas portugueses não saibam a diferença entre acentos graves, acentos agudos, apóstrofos e aspas (entre muitas outras coisas).

Ora bolas, em traços muito, muito gerais, os acentos usam-se para acentuar as palavras, os apóstrofos para fazer contracções de palavras e as aspas para servem para isolar palavras, frases ou expressões, bem como para indicar a reprodução de um texto, frase ou afim proferido por uma terceira pessoa...

Eu não sou professora de português, também dou erros e eventualmente o parágrafo acima pode não estar totalmente claro; mas aprendi esta distinção na escola primária!

E se até costumo ser bastante tolerante com algumas gralhas nos telejornais, nas revistas, enfim, na comunicação em geral, o facto é que utilizar acentos em vez de aspas e apóstrofos é, para mim, um atentado à língua portuguesa. Os teclados têm aspas, sabiam, senhores jornalistas?? E também têm apóstrofo!!!

E pronto, tenho dito (é que acabei de abrir uma notícia no site da RTP e aquilo é um autêntico chorrilho de acentos sem qualquer sentido).



Bjinhos!!

2 comentários:

  1. Estou contigo !!! Não posssssooooo, não posso mesmoooo com 3 situações:

    - Pelo amor de Deus..."há" de "haver" é SEMPREEE com "h".

    - Quando alguém "adere" no sentido de "apoiar, inscrever" diz-se que a coisa ou situação em causa teve "adesão" e não "aderência" (esta última significa "pegar, colar").

    e ainda...

    - Quando alguém partilha da nossa opinião/ visão diz-se que a ideia dela "vai ao encontro" da nossa e não "de encontro" (que para além de ser precisamente o contrário também significa "esbarrar")

    Há outros....mas estes 3...põe-me DOIDAAAAA principalmente vindos de pessoas formadas a nível superior. É imperdoável meus senhores !

    Beijinhos amiga. Vamos lá defender a Língua de Camões (que é a nossa por sinal), ehehe.

    ResponderEliminar
  2. Frequentemente uso acentos em vez de aspas em situações como esta (exemplo inventado à pressão):
    Ela respondeu:
    "Tudo o que eu queria era que ele me dissesse 'amo-te'".


    Isto é, para colocar aspas dentro de aspas. Nem sei se é completamente correcto, mas habituei-me a fazê-lo...

    ResponderEliminar