quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Criar um Plano de Refeições para 30 Dias - II

Passos 1 a 4

1. Escolher 10 a 15 receitas, dependendo da frequência com que a família está disposta a repetir o mesmo prato num intervalo de 30 dias - o ideal será repetir a refeição duas a três vezes durante esse período de tempo; se optarmos por repetir a mesma refeição duas vezes no mês, serão necessárias 15 receitas; se a opção for por três repetições, então necessitaremos de 10 receitas.

2. Planificar as refeições ao longo do mês, para garantir que não acabamos a comer a mesma coisa durante dois ou três dias seguidos; se utilizarmos um calendário mensal tipo planificador (exemplo aqui), poderemos anotar aí a refeição correspondente a cada dia, equilibrando assim a dieta familiar (alternando pratos de carne, peixe, legumes, etc) e distribuindo as várias receitas ao longo do mês; esta planificação permite-nos também aproveitar as promoções que vamos encontrando nos super e hipermercados.

3. Fazer a lista de compras; aqui, a autora defende que a lista deve ser feita com base nas receitas que escolhemos; eu, pessoalmente, defendo que devemos primeiro basear-nosaa nas promoções existentes no momento, em seguida seleccionar as receitas que pretendemos cozinhas e, finalmente, fazer a lista de compras, confirmando sempre aquilo que já temos em casa e o que precisamos mesmo de comprar.

4. Juntar no mesmo sítio todos os recipientes que iremos utilizar para congelar as refeições; aqui, há que ter em conta o tipo de recipientes - caixas plásticas, caixinhas de folha de alumínio, sacos de congelação, folha de alumínio, etc - e juntá-los todos no mesmo sítio, juntamente com etiquetas e esferográficas para etiquetramos tudo antes de congelar.

(Fonte: Frozen Assets Lite and Easy, de Deborah Taylor-Hough)


E aqui ficam os quatro primeiros passos a dar para preparar refeições familiares em quantidade! Daqui a pouco há mais...

1 comentário:

  1. Não deixa de ser uma optima dica de poupança mas acho um pouco complicado acho que prefiro menus semanais...
    Beijinhos

    ResponderEliminar